terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Euryops pectinatus

 
17-12-2015
Nome científico: Euryops pectinatus
Nomes comuns: Margarida, Margarida-cinzenta
Família: Asteraceae (Compositae)
Origem: África do Sul

02-12-2015
10-12-2015
A planta Euryops pectinatus é um arbusto vigoroso com um ciclo de vida perene. Apresenta um porte arredondado, podendo atingir 1,2 metros de altura. As suas folhas verdes são alternas e muito recortadas. Estas encontram-se cobertas por uma fina penugem que lhe dá uma coloração acinzentada. As suas flores (capítulos) são amarelas e brilhantes. A sua floração ocorre quase durante todo o ano.
18-12-2015
 
04-05-2016
Utilização: Esta planta é muito utilizada, quer sozinha quer em grupo, nos jardins rochosos por ser uma planta resistente. Pode ainda ser utilizada em canteiros e floreiras ou para formar bordaduras altas, taludes e maciços.
As suas flores atraem muitos insetos polinizadores.

Cultivo: Adapta-se a vários tipos de solo desde que sejam bem drenados. Requer sol pleno e regas durante os períodos mais quentes. É resistente ao frio. Apresentam um crescimento rápido. Devemos remover as flores secas e podar ligeiramente a planta para que possa manter a forma redonda e estimular o crescimento de novos rebentos. Multiplica-se por estacas.

Curiosidades: O nome do género, Euryops, deriva das palavras gregas: eurys (cabeças) e eop (olhos), referindo-se às suas grande flores vistosas (capítulos) com centros que parecem ter olhos; O nome da espécie, pectinatus, significa "como um pente” referindo-se as folhas; Deste aspeto tem origem o nome comum em espanhol - Margarita de hoja de peine (Margarida-de-folha-de-pente); As suas folhas acinzentadas distinguem-no facilmente do arbusto Euryops chrysanthemoides.
18-12-2015
03-06-2016
10-01-2017

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá,
      Esta planta pega muito bem de estaca e adapta-se a vários tipos de solo desde que tenha sol e alguma rega!
      Esperamos ter ajudado.
      Um abraço

      Eliminar

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...