quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Xaile espanhol

 
16-03-2016
Nome científico: Centradenia sp. 
Nome comum: Xaile-espanhol
Família: Melastomataceae
Origem: México e América Central

23-04-2015
O xaile-espanhol é um subarbusto com um ciclo de vida perene. Os seus caules são frágeis e as suas folhas possuem uma coloração verde-avermelhada, são opostas e lanceoladas-elíptica com quantidades variadas de pelos minúsculos. As suas flores de quatro pétalas são bastante atrativas, devido à sua cor violeta-rosa.

Utilizações: Nos jardins, é uma planta apreciada devido à cor da sua folhagem e às suas flores. Quando cultivada diretamente no solo, os seus caules têm tendência a tornar-se prostrados, podendo assim ser usada na cobertura do solo ou simplesmente para compor canteiros.  Pode, ainda, ser usada em vasos suspensos.
11-05-2016

Cultivo: Deve ser cultivada em pleno sol, mas tolera a sombra parcial. Aprecia um solo fértil, rico em húmus e bem drenado. As regas devem ser regulares com especial atenção para períodos secos. 
Deve ser protegida de geadas severas. Podemos podá-la após a floração para incentivar novos rebentos e um crescimento uniforme. Multiplica-se através de estacas, da divisão da planta ou touceira.

Curiosidades: Durante os meses mais frios a folhagem torna-se mais avermelhada; Inicialmente pensávamos que pertencia ao género Tibouchina; Neste momento, continuamos com dúvidas acerca da sua identificação (Nota: será Centradenia inaequilateralis 'Cascade’, Centradenia floribunda, um híbrido ou outra que ainda não descobrimos… às vezes, Centradenia também aparece como sinónimo de Heterocentron).
10-01-2017
29-03-2016
04-02-2016

Sem comentários:

Enviar um comentário

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...