terça-feira, 2 de agosto de 2016

Erva da Imortalidade

 
16-06-2016
Nome científico: Gynostemma pentaphyllum
Sinonímia: Vitis pentaphylla
Nomes comuns: Erva-da-imortalidade, Jiaogulan, Miracle tea, Cipó-doce, Erva-milagrosa, Ginseng-dos-pobres, Ginseng-do-sul
Família: Curcubitaceae
Origem: Ásia (Sul da China, Norte Vietname, Coreia do Sul e Japão)

A planta erva-da-imortalidade é uma trepadeira de porte herbáceo. Apresenta um ciclo de vida perene (mas curto). Possui ramos estreitos, glabros ou levemente pubescentes que podem alcançar entre 4 a 8 metros. As suas gavinhas são filiformes. As suas folhas são palmadas (com os lóbulos laterais unidos à base) e com 3-5 folíolos ovados a lanceolados. É uma planta dioica e a inflorescência masculina é sempre maior do que a feminina. Produz bagas que na maturação ficam pretas, estas contêm no seu interior sementes castanhas.

31-05-2016
Propriedades e utilizações: A erva-da-imortalidade é considerada uma planta adaptógena, sendo capaz de aumentar a vitalidade, evitar a fadiga e melhorar a resistência física. É conhecida pelas suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Ajuda a melhorar o sistema imunológico, evita o envelhecimento precoce, favorece a circulação, auxilia no tratamento do colesterol alto, assim como nas constipações, tosse, asma e bronquite.
O chá desta planta é muito consumido no sul da China e, por isso, é que a planta é associada à longevidade e à sensação de bem-estar geral. A infusão pode ser preparada com folhas e ramos suculentos, tanto frescos como secos.
Na Tailândia e na China as suas folhas frescas são usadas em saladas ou cozinhadas como espinafres.
24-06-2016
Há estudos científicos a decorrer e que apontam esta planta como uma alternativa natural aos adoçantes artificiais.
A planta é usada em preparações para cosméticos e tónicos anti-envelhecimento.
Devemos atender à sua interação com medicamentos (imunossupressores e anticoagulante) e, como em todas as plantas, deve haver sempre atenção ao seu consumo por grávidas, lactantes e crianças.

29-06-2016
Cultivo: Deve ser cultivada num solo fértil, fresco e bem drenado. Cresce preferencialmente em lugares frescos e com sombra parcial ou podemos colocá-la numa posição abrigada e iluminada, mas protegida da luz solar direta. Aprecia alguma humidade pelo que as regas diárias durante o verão são importantes. Multiplica-se através de sementes (caso se consigam formar) ou por divisão da planta.

Curiosidades: Os primeiros registos desta planta foram feitos na China e datam de 1400 e a primeira menção sobre o seu uso como medicamento surge num livro de 1578; Na China, esta planta é conhecida Xiancao que significa erva-da-imortalidade; Acredita-se que o alto índice de pessoas com mais de 100 anos na província de Guizhou, no sul da China, provém do consumo do chá feito com esta planta; Em 1976, um pesquisador japonês, na tentativa de encontrar uma alternativa para o açúcar, descobriu que esta planta tem propriedades semelhantes às do Ginseng e em maior quantidade; Devido a este facto é denominada popularmente por Ginseng-dos-pobres.

10 comentários:

  1. Bom dia


    Parece que na 1º vez que jiaogulan lançou ramos e folhas foi bem mais que

    agora...


    Agora na 2º vez está bem menos... a terra é adubada... não volta mais a ser

    aquele bastante?


    Grato.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ricardo,
      Pensamos que com boa terra esta planta tem sempre tendência a crescer muito.
      Se tal não aconteceu da 2ª vez é porque havia algo que não estava totalmente bem e adequado à planta. Poderia ser a rega ou a luminosidade, por exemplo...
      Esperamos ter ajudado.
      Seja sempre bem-vindo.
      Um abraço

      Eliminar
  2. conheço por 7 n´0s e muito boa pra tratamento das vias urinárias.Ajuda a eliminar cálculos renais .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá João,
      Agradecemos o seu contributo, pois com as partilhas de informação aprendemos sempre mais!
      Um abraço

      Eliminar
  3. Quanto tempo em media a semente leva para germinar? aqui no Brasil tem alguma época especifica pra se plantar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá João.
      Não lhe conseguimos dizer o tempo que leva uma semente a germinar, pois a nossa planta não produz sementes e nunca tivemos essa experiência.
      Como nós estamos em Portugal também não lhe sabemos dizer se há uma altura específica para plantar no Brasil...
      Um abraço

      Eliminar
  4. Boa tarde,
    Acabei de receber as sementes, existe alguma particularidade da quantidade de semente por muda?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Gutembergh,
      Nós por aqui não conseguimos ter sementes desta planta e por isso não lhe sabemos responder.
      Um abraço

      Eliminar
  5. parece que esta planta tem exemplares masculinos e femininos. Para que produza sementes será preciso ter os dois generos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá.
      Sim, como diz no texto "É uma planta dioica...", logo os exemplares masculinos e femininos encontram-se em plantas diferentes. Como só temos uma planta não temos sementes e, como tal, não temos experiência com as sementes.
      Um abraço

      Eliminar

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...