terça-feira, 30 de agosto de 2016

Trevo roxo

 
02-08-2016
Nome científico: Oxalis triangularis
Nomes comuns: Trevo-roxo
Sinonímias: Oxalis regnellii, Oxalis catharinensis, Oxalis vernalis
Família: Oxalidaceae
Origem: Brasil

09-10-2014
03-12-2014
O trevo-roxo é uma planta herbácea bolbosa com um ciclo de vida perene. Pode atingir cerca de 20 cm de altura. As suas folhas são roxas e têm uma forma semelhante a um coração triangular. Estas encontram- -se dispostas em grupos de três e estão ligadas simetricamente no final de cada pecíolo. Algumas variedades têm folhas mais azuis ou com misturas de roxo e preto. As suas pequenas flores são brancas ou rosadas e compostas por cinco pétalas.

09-07-2015
30-07-2016
Utilizações: Nos jardins esta planta é apreciada devido à sua folhagem. Pode ser usada em vasos e floreiras, tanto como planta de exterior como de interior.
Ainda não experimentámos, mas os seus bolbos podem ser consumidos crus ou cozidos, assim como as suas folhas (ver aqui). Estas contudo devem ser consumidas com moderação e precaução pois contêm ácido oxálico, tal como outras plantas do género Oxalis (como as já referidas erva-canária e a Oxalis articulata). Este ácido dá-lhes o sabor azedo característico e pode ser tóxico se ingerido em grandes quantidades.

Cultivo: Esta planta, no seu habitat natural, encontra-se em campos molhados, pântanos e nas margens de riachos. Aprecia a meia-sombra. Perde a sua parte aérea em certas alturas (período de dormência) e neste caso, devemos suspender a rega e esperar que a planta volte a rebentar. Normalmente, quando rebenta a planta torna- -se mais vigorosa. Propaga-se mais facilmente através de bolbos.

30-07-2016
02-08-2016
12-05-2015

Curiosidades: O nome do género Oxalis significa ácido/azedo; O nome da espécie triangularis está relacionado com as suas folhas; As folhas do trevo-roxo fecham durante a noite, quando chove ou quando o dia está nublado, abrindo durante o dia quando a luz volta a ficar intensa; Em inglês, esta planta é chamada popularmente de shamrock, purple shamrock.

Sem comentários:

Enviar um comentário

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...