quarta-feira, 20 de julho de 2016

Cártamo


12-08-2015
Nome científico: Carthamus tinctorius
Sinonímias: Carduus tinctorius, Carthamus glaber, Centaurea carthamus
Nomes comuns: Cártamo, Açafrão-bastardo, Falso-açafrão, Açafroa, Açafrol, Saflor
Família: Asteraceae ou Compositae
Origem: provavelmente Mediterrâneo Oriental, Europa Oriental e Ásia Central

21-07-2015
O cártamo é uma planta herbácea de ciclo de vida anual. Possui um caule ereto e ramificado, normalmente atinge 30 cm, mas pode alcançar 1 metro de altura. As suas folhas verde-escuras são serrilhadas e espinhosas. Apresenta de um a cinco capítulos florais. Estes são compactos, volumosos e compostos por numerosas brácteas duras, semelhantes às folhas, para proteger as flores. As suas flores, hermafroditas, são brilhantes e amarelas, alaranjadas ou vermelhas. A sua floração ocorre durante os meses de julho e agosto. O seu fruto é uma cipsela branca, lisa e de sabor amargo.

12-08-2015
É uma planta subespontânea em algumas regiões de Portugal Continental (Alentejo e Algarve), podendo ser encontrada em terrenos baldios e em searas.

Propriedades e utilizações: As suas flores, sementes e óleo têm várias aplicações medicinais, contudo devemos ter em atenção o uso desta planta é contraindicado na gravidez e por lactantes, assim como interfere com alguns medicamentos.
14-07-2016
Investigações recentes indicam que pode ajudar a reduzir a doença coronária, a diminuir o colesterol e ainda a estimular o sistema imunitário.
Tanto as suas flores, como o resultado do esmagamento das sementes, têm um forte poder purgativo e digestivo. As flores, graças aos corantes e aos flavonoides, promovem também a cicatrização das feridas e combatem as dores menstruais.
Na culinária, as flores de cártamo são utilizadas como um substituto mais barato para o açafrão. São colhidas quando começam a murchar e podem ser usadas frescas ou secas (desde que guardadas bem fechadas) para dar cor amarela a um arroz, um doce ou bolo, por exemplo. Nalguns pontos da Polónia, as pétalas são misturadas na massa do pão.
14-07-2016
As suas folhas (e rebentos jovens) são ricas em vitamina C e podem ser consumidas por exemplo em sopas.
Das flores do cártamo extraem-se dois corantes: um amarelo, solúvel na água, utilizado em culinária e um vermelho, insolúvel na água, utilizado tradicionalmente em tinturaria, pintura e cosmética.
15-07-2016
Das suas sementes obtém-se um óleo alimentar de elevado valor dietético muito usado atualmente como suplemento alimentar. O óleo de cártamo também é usado, desde a antiguidade, como secante em tintas e vernizes para pintura e em cosmética, devido às propriedades emolientes e regeneradoras do tecido cutâneo. Este óleo vegetal é ainda usado externamente no tratamento de micoses.
Há algumas indicações que toda a planta é muito rica em fosfato, podendo ser usada como enriquecimento do solo. A sua profunda raiz principal pode ajudar a mobilizar o solo funcionando como um "arado biológico”.
As folhas ou as sementes colocadas no leite servem para coalhar.
As suas sementes apesar de amargas são muito apreciadas pelos pássaros (periquitos e papagaios, por exemplo), enriquece a alimentação destes animais, contribuindo para uma plumagem de melhor qualidade.
As suas flores atraem insetos polinizadores.

Cultivo: O cártamo é uma planta rústica, adapta-se às mais diferentes condições ecológicas e desenvolve-se bem nos mais diferentes tipos de solos. É resistente à seca, às altas temperaturas e aos ventos fortes. Multiplica-se através de sementes que podem ser semeadas no inicio da primavera.

15-07-2016
14-07-2016
Curiosidades: O nome do género Carthamus deriva do árabe e significa tingir/tinta; O nome da espécie tinctorius relaciona-se com a característica tintureira desta planta; As origens desta planta não são claras; Foi trazida da Índia (provavelmente de Goa) para Portugal no século XVI por missionários ou marinheiros, juntamente com outras especiarias; Na análise química a produtos têxteis do antigo Egipto foram identificados corantes feitos de cártamo; Algumas variedades, cultivadas apenas para aproveitamento do óleo das sementes, têm as pétalas amarelas, em vez de vermelhas; Esta planta tintureira foi outrora das mais importantes. Hoje a cartamina, substância natural extraída do cártamo, foi substituída por anilinas sintéticas; Era a cartamina também o ingrediente corante do 'rouge' das senhoras; As suas flores são usadas, por comerciantes menos honestos, para adulterar o açafrão genuíno. A cor que dão à comida pouco tem a ver com a dada pelo açafrão e não possuem a verdadeira essência/sabor do açafrão, daí os seus nomes comuns açafrão-bastardo e falso-açafrão; Em inglês designa-se por safflower, safflor ou bastard saffron; O nome comum saflor é uma deturpação da palavra inglesa safflower; O Carthamus lanatus por ter algumas semelhanças é designado popularmente de cártamo-lanoso e este é uma planta autóctone nalgumas regiões de Portugal Continental.

3 comentários:

  1. Boa Tarde
    Gostaria de saber onde encontrar as sementes de Cártamo, Açafrão-bastardo?Obrigada
    Teresa Rocha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Teresa,
      Em lojas de sementes já consegue encontrar com alguma facilidade!
      Caso não consiga diga-nos que talvez lhe possamos dispensar algumas sementes para experimentar.
      Um abraço

      Eliminar
  2. Boa tarde, até hoje só encontro há venda as pétalas,quanto a sementes está a ser difícil,não quero perder a esperança!Agradeço se souberem onde posso arranjar,eu moro na zona de Sintra.
    Teresa Rocha

    ResponderEliminar

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...