quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Sr. Espantalho


02-07-2014
02-07-2014
O espantalho é um boneco que normalmente é feito a partir de roupas velhas e palha. 
Este simula a presença humana e é colocado nas hortas com o objetivo de assustar/espantar os pássaros e proteger as culturas. Isto porque os pássaros, apesar de serem auxiliares do hortelão, já que se alimentam de insetos, também comem sementes e frutos.
Este método é muito antigo e está presente em várias culturas. 
Os espantalhos tendem a perder a sua eficácia, pois as aves habituam-se à sua presença e deixam de ter medo. Como tal podemos ir alterando o espantalho com cds pendurados, vira-ventos e/ou cristais.

A construção de um espantalho pode ser uma boa atividade para realizar com crianças, para enfeitar a horta ou simplesmente para aproveitar e reciclar/reutilizar diversos materiais.
02-07-2014
02-07-2014
02-07-2014
02-07-2014



Alguns materiais que podemos usar:
Duas tábuas ou ramos (uma mais longa do que a outra, ou seja, vamos cruzar as tábuas e uma fará os braços do espantalho e a outra servirá para o fixar na terra); camisa; calças; cabaça (ou bola de papel) para a cabeça; chapéu; peruca (ou esfregona velha); luvas para as mãos; botins velhos (ou outro tipo de calçado); cinto ou corda velha; palha, jornal ou trapos para encher; botões grandes; óculos; rolha de cortiça; lã; cola e fita-cola; marcadores; elásticos ou cordão; arame.
02-07-2014
02-07-2014
02-07-2014
Como fazer: Devemos começar por unir as duas tábuas em forma de cruz com arame resistente, simulando o corpo de uma pessoa. De seguida, colocar a camisa na tábua que simula os braços, abotoá-la e enchê-la com palha (trapos ou jornais), deixando-a larga para que o vento a mova e lhe dê um efeito mais real. Depois colocar as luvas no final dos braços e prendê-las com cordão ou elásticos. Meter o final das calças nos botins e enchê-las com palha. Colocar a camisa dentro das calças e apertar com um cinto ou uma corda, fazendo com que o corpo fique junto e, ao mesmo tempo, fixado à tábua. Colocar a cabaça ao contrário dentro da camisa (ou fazer uma bola de papel e sobrepô-la com tecido) e fixá-la com fita-cola ou cordão. Desenhar o rosto com os marcadores, usando os botões para fazer os olhos, a rolha de cortiça para o nariz e a lã vermelha para a boca. Colocar a peruca, o chapéu e uns óculos. Para terminar, é só fixar o espantalho ao solo.

1 comentário:

  1. Quando pequena eu tinha tanto medo de espantalho !!!
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...