terça-feira, 8 de julho de 2014

Prunella


Nome científico: Prunella vulgaris
03-06-2014
Sinonímias: Brunella vulgaris
Nomes comuns: Prunella, Erva-férrea, Brunela, Consolda-menor
Família: Lamiaceae (antiga Labiatae)

22-05-2014
A prunela é uma planta herbácea vivaz que pode atingir entre 10 a 80 cm de altura. Apresenta um porte ascendente ou prostrado-ascendente e é uma planta quase desprovida de pelos. As suas folhas são opostas, ovais, pecioladas e pouco recortadas. As suas flores encontram-se reunidas numa espiga e possuem uma coloração azul-violácea.

É uma planta espontânea em Portugal e pode ser encontrada em matos, matagais, locais húmidos, incluindo lameiros, margens de linhas de água e charcos.

03-06-2014
Propriedades e utilizações: 
Popularmente, a prunela é considerada uma planta medicinal, pelo que lhe são atribuídas várias propriedades, tais como: adstringente, antibacteriana, cicatrizante, carminativa, diurética, febrífuga, entre outras. Diz-se que o seu conteúdo em taninos faz com que seja eficaz em casos de hemorroidas, diarreias, hemorragias e problemas gastrointestinais. Toda a planta pode ser usada como cataplasma em feridas para promover a sua cicatrização. Um bochecho feito a partir de uma infusão de toda a planta pode ser utilizado para tratar dores de garganta e feridas na boca. Podemos usar a planta fresca ou seca, no caso da última opção devemos colhê-la em pleno verão para que seque melhor.
É também uma planta comestível. As suas folhas, cruas ou cozidas, podem ser utilizados em saladas, sopas ou guisados. Estas possuem vitaminas (A e C) e um sabor um pouco amargo devido à presença de taninos (este pode ser amenizado através da lavagem das folhas).
Podemos obter um corante verde-oliva a partir das flores e do caule.
A planta pode ser uma boa opção para cobertura do solo em locais com alguma exposição solar.

Curiosidades: O seu nome comum em inglês é “self-heal” que significa “auto-cura”.
03-06-2014
03-06-2014
03-06-2014

Sem comentários:

Enviar um comentário

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...