quarta-feira, 2 de julho de 2014

Coroa de rei


31-05-2014
Nome científico: Lilium sp.
Nomes comuns: Coroa-de-rei, Lírio-asiático, Coroa-imperial, Lilium
Família: Liliaceae
31-05-2014

A coroa-de-rei é uma planta herbácea, bolbosa, pouco ramificada e ereta que pode atingir entre 30 a 50 cm de altura. As suas folhas são lisas e lineares. Possui uma floração vistosa com flores terminais, reunidas em grupos de 2-5. Estas podem ter uma grande variedade de formas, tamanhos e cores (brancas, amarelas, laranjas, rosa, vermelhas, roxas). A beleza das suas flores deve-se, em parte, aos vários cruzamentos entre várias espécies de lilium, originando inúmeras variedades e uma infinidade de cores.
Esta planta é usada como flor-de-corte e devemos cortar as hastes quando estiver a abrir o primeiro botão. Pode ser utilizada em vasos, canteiros e maciços. As suas flores atraem borboletas.

25-05-2014
03-06-2014
28-05-2014
Cultivo: Deve ser plantada em pleno sol (em meia sombra só em locais muito quentes). Prefere solo fértil, mas adapta-se a qualquer tipo de solo desde que seja húmido e bem drenado. Não tolera a seca. Os bolbos devem ser plantados pelo menos a 10 cm para que tenham um bom desenvolvimento, garantindo assim que fiquem firmes e não precisem de suporte para crescer. 
31-05-2014
Após a floração, a coroa-de-rei absorve energia para formar o bolbo para o ano seguinte, assim a sua folhagem seca e desaparece para somente ressurgir no próximo verão. Aprecia o frio, pois usa o período de inverno para a maturação dos bolbos. Multiplica-se por bolbos e por escamação.

31-05-2014
Curiosidades: O género Lilium compreende mais de 100 espécies distribuídas pelo mundo, sendo que cerca de 55% delas se encontra na China e no Japão; Os liríos são plantas comercializadas há muitos séculos, facto que resultou em diversas variedades híbridas disponíveis; Muitas outras plantas da família das Liliaceae e Amarilidaceae têm a denominação genérica de "lírio"; O lírio sempre foi visto como o símbolo da pureza; São as flores mais antigas conhecidas e são chamadas de “flores de casamento”, sendo usadas em buquês ou como adorno em casamentos e festas. Por exemplo, nos casamentos da Grécia, as noivas utilizavam lírios brancos como adorno para seus cabelos e também para seus vestidos. 

3 comentários:

  1. É uma planta muito bonita, e que lembra os lírios.
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  2. Procuro bolbos coroa de rei
    Aqui n minha cidade n encontro

    ResponderEliminar

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...