quinta-feira, 26 de junho de 2014

Visitantes: Centopeia amarela


24-06-2014
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Chilopoda
Ordem: Scolopendromorpha
Família: Scolopendridae
Nome científico: Scolopendra cingulata
Nomes comuns: Centopeia-amarela, Escolopendra, Centopeia-de-listas-azuis

24-06-2014
A centopeia-amarela é um artrópode terrestre de hábitos noturno. Em adulta, é castanha, castanha-avermelhada ou castanha-amarelada com a região posterior dos tergitos escurecida. Os juvenis são mais amarelados com a cabeça alaranjada e a zona escurecida dos tergitos azulada. É possível encontrar adultos com a coloração típica de juvenil, pois esta espécie apresenta algumas variações de tonalidades.
24-06-2014
Possui numerosas patas que se revelam de extrema importância, tanto na sua rápida locomoção como na sua defesa, pois assim consegue escavar a terra e enterrar-se, escondendo-se dos seus predadores. Na cabeça possui um par de antenas articuladas, dois pares de maxilas, um par de pinças (onde estão as glândulas de veneno) e um conjunto de olhos. As pinças venenosas permitem-lhe capturar as presas que habitualmente fazem parte da sua dieta, tais como: aranhas, insetos, vermes e, às vezes, até pequenos moluscos.
24-06-2014
Esta espécie é comum em Portugal e pode ser encontrada em buracos no solo, debaixo de pedras ou manta morta, preferencialmente em locais mais húmidos.

As centopeias, apesar de não serem muito agressivas, são venenosas. O veneno é bastante doloroso (dor e inchaço local), mas não é particularmente perigoso para os humanos. Há um maior risco para as crianças e quando se desenvolvem reações alérgicas graves, as quais deverão ter acompanhamento médico.

Curiosidades: São conhecidas cerca de 2800 espécies diferentes de centopeias com uma grande variedade de cores, apesar da grande maioria ser acastanhada; Esta é a maior espécie de Portugal e da Europa;  Apesar de se chamarem centopeias nenhuma espécie tem exatamente 100 pés. Dependendo da espécie e do tamanho, o número de pares de patas varia entre 15 e 191, o que quer dizer que as centopeias têm entre 30 e 382 "pés"; A fêmea escava um pequeno buraco para pôr os ovos e guarda-os até à eclosão.

Sem comentários:

Enviar um comentário

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...