segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Fenómeno de Segunda: Ovos sem gema

16-08-2013
As nossas galinhas e patas andam ao ar livre e não lhes falta nada…

Logo, ficamos bastante intrigados com o facto de porem (uma galinha e uma pata) um ovo minúsculo e sem gema (ou melhor: em vez da gema tinha uma pintinha amarela)!
08-08-2013
08-08-2013

Ao conversarmos com pessoas mais experientes do que nós mais intrigados ficamos, pois surgiram ideias/frases bastante diferentes: 
“- Estranho, nunca vi!”, “- É um ovo de clara, é normal acontecer em aves jovens!”; “- A galinha foi galada por um sapo!” (em relação a esta última ideia é pena não sabermos a sua origem, pois é bastante curiosa).

23-08-2013
23-08-2013
Após mais algumas pesquisas, concluímos que os ovos sem gema são comuns em aves novas que iniciam precocemente a sua postura e que ainda não têm o aparelho reprodutor totalmente desenvolvido. Numa galinha madura não são tão frequente, mas também podem acontecer se houver a rotura de um pouco de tecido reprodutivo ou se algum corpo estranho entrar nos ovidutos.
Os ovos sem gema em inglês chamam-se ovos de vento, ou seja, “wind eggs”; Em tempos antigos, alguns povos chamavam estes ovos de “cock eggs” (ovos de galo), pois como não tinham gema pensavam que tinham sido postos por galos.
08-08-2013
Para além dos ovos sem gema, existem outros fenómenos/anomalias que podem acontecer, como por exemplo: 
- ovos com formas estranhas/diferentes 
- ovos com duas (ou mais) gemas 
- ovos com casca mole 
- um ovo dentro de outro ovo. 
Incrível!

7 comentários:

  1. Bom dia!
    Nunca vi um ovo sem gemas, mas sempre compro aqui na minha região ovos com duas gemas...
    Que legal saber que existe, muito legal.
    Bjs
    Ritinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Ritinha,
      É só fenómenos... nós ficamos bastante surpreendidos com estes ovos sem gema, pois também nem saiamos que era possível! Mas os ovos com duas gemas já conhecíamos, já que são muito mais comuns... e ainda bem :)

      Um abraço

      Eliminar
  2. Só É PENA QUE COM ESTE OVO NÃO DÁ PRA FAZER QUINDIM...

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Simone, estes ovos não dão para fazer quindim!

      Eliminar
  3. Engraçado, acabei de vir do galinheiro e havia um ovo minúsculo, curiosa como sou, vim logo abrir o ovo e, surpresa! ele não tinha gema, era todo transparente com uma pintinha amarela. Como tenho algumas galinhas novinhas, só pode ter sido uma delas na sua primeira tentativa de postura. Obrigada pelo vosso post. Depois de o ler fiquei mais descansada por não ser caso único!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá.
      Ficamos contentes por conseguir ajudar!
      Um abraço

      Eliminar
  4. Ei, oi! Acabei de comer um ovo cozido sem gema!! Foi muito engraçado. É o primeiro ovo da minha galinha Nagoia. Ela é bem pequena, uma fofa. Tenho tb ovos bem pequenos de galinha d'angola. Amanhã vou quebrá-los para ver se há gemas. Que louco isso, nunca havia ouvido falar. Vim pesquisar e encontrei seu blog. Obrigada por compartilhar.

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...