quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Repelente de melgas e mosquitos

09-04-2013

Apesar do frio e da chuva, as melgas não se vão embora! 
Não querendo usar inseticidas ou quaisquer outros produtos químicos para as afastar, eis as soluções encontradas...
Podem não ser todas 100% eficazes, mas vale a pena experimentar e talvez tanta mudança e “experimentação” faça com que as melgas desapareçam!
28-11-2012

A principal medida para afastar melgas e mosquitos é eliminar a água parada mesmo que em pequenas quantidades. Como costumamos aproveitar a água da chuva, enchendo todos os recipientes disponíveis, optamos por tapá-los para evitar que ocorra lá a reprodução de melgas e mosquitos.
Outra solução é atrair osgas e pássaros (e morcegos?) para perto das casas, mas não sei até que ponto as melgas são dos seus insetos preferidos?! (Provavelmente também não gostam de melgas!)

Solução 1 Citrinos e cravo-da-índia
12-12-2012
Imagens daqui
Imagem daqui






Usa-se a casca de laranja, uma vela e grãos de cravo-da-índia, também chamado de cravinho (Syzygium aromaticum) espetados na casca.
Ou
Usa-se meio limão com cravos-da-índia espetados.
Na minha opinião, não é muito eficaz a repelir melgas (pode repelir outros insetos), mas compensa pelo aroma agradável que espalha pelo ambiente.

Solução 2 Plantas ou ramos
Podemos colocar em pontos estratégicos vasos com plantas repelentes como o manjerico ou manjericão (Ocimum sp). Ou usar ramos de eucalipto, manjericão ou hortelã frescos espalhados por vários locais.
19-08-2012

Solução 3 Eucalipto
Para fazer o repelente de eucalipto preparamos uma infusão de folhas. De seguida, coamos e colocamos esse líquido em vários recipientes e espalhamos por vários locais.

Solução 4 Citronela
O óleo de citronela é muito bom repelente de melgas e mosquitos. Podemos deixar o frasco aberto para dispersar o seu aroma, usar incenso ou velas que tenham na sua composição este óleo essencial.

Solução 5 O vinagre
Espalhar recipientes com vinagre pela casa.
A verdade é que o aroma não é agradável e os mosquitos são atraídos, mas as melgas não. Há uma versão mais sofisticada em que podemos combinar o vinagre de cidra com sabão dentro de um copo tapado com plástico e alguns furos, para que os insetos entrem mas não consigam sair.

Solução 6 Armadilha com pimenta preta
Imagem daqui
Cortamos uma garrafa de água, pintamos ou forramos o fundo de preto para que as fêmeas sejam atraídas e depositem os seus ovos numa mistura de água e pimenta. Parece que os ovos não se vão desenvolver e os adultos ficam afetados.

Solução 7 Óleos essenciais
Podemos distribuir frascos com óleos essenciais repelentes por lugares estratégicos, de maneira que funcionem como ambientadores naturais. Alguns óleos essenciais repelentes são: óleo de citronela, óleo de eucalipto, óleo de cravo-da-índia, óleo de gerânio, óleo de alfazema, óleo de cedro, óleo de hortelã.
No nosso corpo, podemos esfregar diretamente folhas de manjericão ou hortelã. Ou fazer um spray repelente, usando óleo de amêndoas e uma combinação de óleos essenciais. Contudo, devemos ter sempre em atenção que também os óleos essenciais devem ser usados com moderação.

2 comentários:

  1. Tenho tido "problemas" com melgas nas últimas noites... Vou experimentar os manjericos, pois tenho alguns a crescer. Obrigada pelas dicas! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Inês,
      Com o tempo a aquecer, as melgas começam a ser um grande problema!

      Seja sempre bem-vinda!
      Um abraço

      Eliminar

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...