quarta-feira, 3 de Outubro de 2012

Planta do dinheiro

25-09-2012
Nome científico: Plectranthus verticillatus
Sinonímia: Plectranthus nummularius, Plectranthus thunbergii
Nomes comuns: Planta-do-dinheiro, Hera-sueca (Swedish ivy)
Família: Lamiaceae (antiga Labiatae)
Origem: África do Sul

A Planta-do-dinheiro é uma planta herbácea, rastejante e com um ciclo de vida perene. As suas folhas são permanentes, suculentas, glabras e brilhantes. Apresentam uma forma ovalada-arredondada com margens amplamente dentadas e são verde-escuras em cima e azul-acinzentadas na face de baixo, com veias arroxeadas e pecíolos longos. As suas inflorescências não têm grande valor ornamental, mas são terminais, eretas e curtas com flores pequenas que podem ser brancas ou lilás.
É utilizada, geralmente, na decoração de interiores de casas devido ao seu efeito pendente. Pode, também, ser usada no exterior como cobertura do solo.

25-09-2012
Cultivo: É uma planta de baixa manutenção. Deve ser plantada um lugar soalheiro, mas onde tenha sombra parcial. Aprecia um solo fértil, permeável e irrigado regularmente. Quando regamos devemos deixar o solo secar para evitar que ocorra a podridão radicular. Multiplica-se por divisão da planta ou touceira e por estaca.

Curiosidades: O nome botânico Plectranthus australis é considerado um sinónimo mal aplicado a Plectranthus verticillatus, parece que a diferença está na origem das plantas, Austrália ou África; O seu nome comum, Planta-do-dinheiro, está relacionado com uma crença que atribui poderes mágicos à planta, dizendo que atrai o dinheiro para a casa onde está plantada; Existem cerca de 350 espécies que pertencem ao género Plectranthus, uma delas já abordada aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...