segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Grama

01-10-2012
Nome científico: Cynodon dactylon
Sinonímia: Panicum dactylon, Capriola dactylon
Nome comum: Grama
Família: Poaceae (Gramineae)

A grama é uma erva perene e rasteira com muitos rizomas. Pode ser encontrada em terrenos incultos ou cultivados e é considerada uma planta ruderal, ou seja, aparece em depósitos de entulho, aterros, margens de caminhos e espaços similares. Com os seus rizomas cresce rapidamente, pois estes estendem-se pelo chão e criam raízes onde quer que um nó toque, formando tapetes extensos e densos.
Cresce em quase todo o tipo de solos, até nos mais pobres. Durante o verão as partes superiores podem morrer, mas a planta continua a crescer através dos seus rizomas.
01-10-2012
01-10-2012
É uma planta que invade terrenos e compete espaço com culturas herbáceas e arbóreas, elimina do solo a humidade, os nutrientes e o oxigénio. É, por isso, considerada uma erva daninha muito invasiva e competitiva. Com a mobilização do terreno que origina a fragmentação dos rizomas e pela grande quantidade de sementes que produz torna-se, ainda, uma infestante muito difícil de eliminar.
01-10-2012

30-09-2012
Curiosidades: Por incrível que pareça, a grama evita a erosão do solo e pode ser usada como relvado; Pode servir de alimento para o gado, mas os rizomas que não forem ingeridos ficam no estrumo e depois continuam a sua propagação; Ao que parece a grama (Cynodon dactylon) e o escalracho (Panicum repens) são infestantes  diferentes, visto que a última prefere invadir ambientes húmidos e alagados.

O que fazer à grama? 
30-09-2012
Acho que só nos resta cavar o solo bem fundo, escolhê-la e queimá-la… 
01-10-2012

2 comentários:

  1. Uma das infestantes mais difíceis de exterminar.
    Onde não tenho árvores de fruto dos um bocado de RonAgro, mas onde tenho árvores de fruto faço monda manual, e todos os anos aparecem...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é mesmo difícil vencer a grama!
      Nós não temos o hábito de usar herbicidas e, por isso, todos os anos temos de lidar com esta infestante! É pena não lhe conhecermos uma utilidade ou se calhar temos de lhe inventar uma, já que ela não nos larga :)
      Um abraço

      Eliminar

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...