terça-feira, 21 de agosto de 2012

Tupinambo

19-08-2012

Nome científico: Helianthus tuberosus
Nomes comuns: Tupinambos, Girassol-batateiro, Batata-da-Índia, Tupinambur
Família: Asteraceas ou Compositae
Origem: América do Norte

O tupinambo é uma planta vivaz que pode atingir os três metros de altura. Tem folhas simples, ovais e serrilhadas que são ásperas ao tato, assim como o seu caule. As suas flores são aromáticas, de cor amarelo-ouro e nascem das axilas das folhas. As suas raízes (tubérculos) são comestíveis e usaram-se muito na alimentação em várias partes do mundo, mas caíram no esquecimento perante a popularidade da batata.

25-05-2012
Propriedades e utilizações: O tupinambo é uma excelente fonte de potássio (podemos substituir as bananas pelo tupinambo), ferro, fósforo, cobre, magnésio, zinco e vitaminas A, B3 e C. É um alimento energético muito recomendado a diabéticos, pois a sua substância de reserva não é o amido (como no caso da batata), mas a inulina que se encontra próximo da frutose e não influencia os valores de glicemia no sangue. É, ainda, recomendado em casos de insuficiência pancreática, gota, reumatismo e obstipação. Acredita-se também que a sua ingestão no período pós-parto estimula a produção de leite materno.
Na culinária usa-se como a batata, podendo ser cozido, frito, assado no forno ou em puré. Há que ter em atenção que a cozedura com água poderá causar flatulência e, por isso, convém juntar algumas sementes, por exemplo, de funcho para minimizar esse efeito. Pode ser ainda comido cru, ralado em saladas, pois é estaladiço como um rábano, cenoura ou beterraba. Também as pétalas das suas flores podem ser incluídas em saladas.
19-08-2012
Devemos consumir os tupinambos quando estes chegarem à maturidade, isto é, apenas quando a parte aérea secar. Como a melhor maneira de conservação consiste em retirá-los do solo à medida que necessitamos, podemos fazê-lo a partir de outubro até ao início da primavera. 
Muitas vezes é usado nos jardins, devido às suas bonitas flores e as pessoas desconhecem que as suas raízes são comestíveis; As suas flores são muito atrativas para as borboletas e as suas sementes (parecidas com as dos girassóis, Helianthus annuus) são comidas por aves.
É um bom alimento para os animais, sendo por vezes cultivado com esse objetivo; Existem variedades de tubérculos muito sacarinos que através da sua fermentação dão álcool e aguardente de boa qualidade.
Os tupinambos são muito útil como sebes ou corta-vento, pois apresentam poucas exigências. Alguns estudos apontam para a sua utilização depois de desbravar silvas, já que plantá-los no seu lugar parece ser uma prática com bons resultados.

13-08-2012
19-08-2012
Cultivo: O cultivo dos tupinambos é bastante fácil, uma vez que a planta é rústica e pouco exigente. Devem ser plantados num local bastante ensolarado e adaptam-se a todos os tipos de solo. Apreciam regas regulares. Em solos pouco férteis, a nossa experiência diz-nos que necessitam de mais regas durante os meses quentes de verão e os tubérculos são menores. A sua multiplicação é feita através dos tubérculos que podem ser plantados a partir do mês de fevereiro, assim que seja visível o despontar dos rebentos. São resistentes a doenças e a predadores. Temos de ter em atenção que quando a planta encontra as condições ideais pode-se tornar invasiva. Assim, é necessário controlar a sua proliferação, construindo uma trincheira ao longo do seu canteiro. 

Curiosidades: Apesar de se tratar de uma planta originária da América do Norte, o nome tupinambo é proveniente dos Tupinambás, povos indígenas que viviam no Brasil; Na Europa, cultivou-se extensivamente na altura da Segunda Guerra Mundial pelas zonas temperadas do continente; Existem variedades com tubérculos brancos, vermelhos ou violetas.

9 comentários:

  1. Caro Germano,
    Em resposta à sua mensagem de email: "Vi seu blog recentemente e nele um post sobre o cultivo de tupinambos .Como estou iniciando o plantio dessa tuberosa, peço que me informe se você conseguiu cultivar o tupinambo a partir de sementes ou se a forma de plantio é sempre por rizomas, . Agradeço por tudo o que puder informar. Sou Germano Braga, habitante de Itamonte, AGRICULTOR ORGÂNICO e amante da natureza. Muito grato.Mesmo.Germano."

    Devo dizer-lhe que, para mim, a maneira mais fácil e rápida de multiplicar tupinambos será através dos tubérculos.
    No entanto, também é possível fazê-lo através da semente e posso comprová-lo pelo facto de ter tupinambos a nascer bem longe dos que plantei, ou seja, algum passarinho ou o vento levou a semente e esta deu origem a novas plantas.
    Espero ter ajudado!
    Um abraço,
    http://faroleco.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Boa noite. Onde se arranjam sementes de tupinambo?

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo,
      Como disse penso que a melhor maneira para multiplicar tupinambos será através dos tubérculos. Em relação às sementes não sei onde possa arranjar, visto que nunca estive nessa situação já que os meus tupinambos foram oferecidos por uma pessoa amiga. Caso não encontre, posso guardar algumas sementes da próxima vez que florirem!

      Um abraço

      Eliminar
  3. Olá, boa noite.
    Tem ainda possibilidade de me arranjar sementes de tupinambo?
    Cumprimebtos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Karina,
      Não costumamos guardar sementes dos tupinambos, pois a sua multiplicação através dos tubérculos é demasiado fácil. É de onde? Caso seja de perto poderemos arranjar alguns tubérculos... envie-nos um email.
      Um abraço

      Eliminar
  4. Olá Faroleco,estou intetessada nos bulbos,de que estado você é.

    ResponderEliminar
  5. Faroleco deram me Tupinambis como posso guardar para plantar para não estragar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rosa.
      Coloque os tubérculos de tupinambos o quanto antes na terra, pois fora dela tendem a desidratar com muita facilidade (mesmo muita) e pode acabar por ficar sem eles.
      Um abraço.

      Eliminar

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...