sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Visitantes: Grilo

26-07-2012
Reino: Animalia
Classe: Insecta
Ordem: Orthoptera
Família: Gryllidae
Nome científico: Gryllus campestris
Nome comum: Grilo, Grilo-do-campo

Os grilos são insetos saltadores e de cor negra. São onívoros, terrestres e noturnos. Podemos encontrá-los em terrenos agrícolas, onde vivem em cavidades por eles perfuradas. Utilizam essas covas para hibernarem durante o inverno, retomando a sua atividade com a chegada da primavera.
26-07-2012
Como são incapazes de voar não se afastam do seu território. São omnívoros, alimentando-se de materiais orgânicos, plantas em decomposição e fungos. Possuem uma atividade crepuscular, emitindo um som característico e muito frequente nas noites quentes de verão.

Curiosidades: Na realidade o grilo não canta, ele levanta ligeiramente as suas asas dianteiras (que possuem uma série de pelos nas bordas) e esfrega-as uma contra a outra e produz a sua “música”. Ao fazê-lo mantém as asas abertas, para que assim as membranas das asas possam atuar como velas acústicas, fazendo com que o som varie em ritmo e frequência, de um grilo para o outro; Este som emitido pelo grilo é comummente referido como “cricrilar” e só o macho o faz; 
26-07-2012
Cada macho cricrila à entrada da sua toca para atrair as fêmeas e quando alguma se aproxima usa um som de cortejo para que possam acasalar; Os grilos reproduzem-se com grande facilidade e cada fêmea põe cerca de 100 ovos durante o seu período reprodutivo; Os grilos recorrem ao canibalismo quando não há outras fontes de alimento e exibem um comportamento predador contra grilos mais fracos; Na Ásia, os grilos são usados como animais de estimação há centenas de anos. As pessoas acreditam que eles lhes trazem alegria e boa sorte e o seu canto é considerado uma excelente música; O grilo pertence à mesma família que o gafanhoto, mas não deve ser confundido com ele. O Grilo Verde só na história de António Mota que nos faz refletir sobre o direito à diferença. 

1 comentário:

  1. O Grilo, faz-me lembrar a infância, as noites de Verão e o "cantar do grilo"!! Obrigado!!

    ResponderEliminar

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...