terça-feira, 28 de agosto de 2012

Portulaca

19-08-2012
Nome científico: Portulaca umbraticola
Nome comum: Portulaca
Família: Portulacaceae

A Portulaca é uma planta herbácea, anual, prostrada e suculenta. As suas folhas são carnudas, arredondadas e de cor verde ou avermelhada (quando expostas diretamente à luz solar). Possui uma abundante e atraente floração em tons de rosa, vermelho, amarelo, laranja ou púrpura e podemos encontrar, em simultâneo, flores com cores diferentes na mesma planta.
22-07-2012
As suas flores abrem-se apenas quando a iluminação solar é intensa e fecham-se à noite ou em dias nublados. As suas sementes formam-se numa cápsula pequena que se abre quando estão prontas.
É uma planta frequentemente utilizada em jardins de pedras, canteiros e em vasos suspensos.

19-08-2012
Cultivo: Deve ser cultivada num local de exposição direta ao sol. Aprecia um solo bem drenado e rico em matéria orgânica. Uma vez estabelecida, é uma planta tolerante à seca. Requer regas esporádicas e devemos tentar não molhar as flores. Multiplica-se por sementes na primavera e por estacas no verão.

Curiosidades: O nome da família, Portulacaceae, deriva do latim Portula (porta pequena) referindo-se à cápsula (onde estão as sementes) que se abre através de uma tampa/porta;
27-08-2012
A Portulaca é uma planta da mesma família da Beldroega; As espécies ornamentais mais encontradas são a Portulaca grandiflora e a Portulaca umbraticola. A principal diferença entre as duas encontra-se nas folhas, pois as da P. grandiflora são cilíndricas e pontiagudas; A Portulaca é reconhecida como um híbrido; Atrai abelhas e borboletas para o jardim, durante o verão.
27-08-2012

1 comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...