segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Loendro

19-10-2011

Nome científico: Nerium oleander
Sinonímia: Nerium indicumNerium odorum
Nomes Comuns: Loendro, Cevadilha, Oleandro, Aloendro, Espirradeira, Adelfa, Nério
Família: Apocynaceae
Origem: Região Mediterrânica


O Loendro é um arbusto perene de folhagem persistente que pode atingir cerca de 4 metros de altura. Apresenta muitos rebentos de raiz, formando uma copa arredondada. É muito apreciado pelas suas inflorescências terminais que podem ser simples ou dobradas. A cor típica das suas flores é o rosa, mas existem variedades com flores vermelhas, amarelas, brancas e púrpuras.
12-03-2011
04-10-2011
18-10-2011










Cultivo: Precisa de estar exposto ao sol e de temperaturas altas para se desenvolver bem. Aprecia um solo rico, mas adapta-se a todos os tipos de solo desde que sejam bem drenados. Caso esteja exposto a geadas, não devemos hesitar em podá-lo fortemente, pois voltará a rebentar, sem problemas, na primavera. Devemos podar todos os lançamentos laterais demasiado compridos e, assim que murche a última flor, devemos reduzir para metade do seu comprimento, todos os ramos que tiverem florido. Depois de estabelecida esta é uma planta bastante rústica que tolera períodos de seca. Multiplica-se por sementes ou, na primavera, através das estacas herbáceas (devemos deixá-las em água para enraizar e mudá-las, de seguida, para uma terra leve e rica).
06-06-2012
06-06-2012

06-06-2012


Curiosidades: Toda a planta é altamente tóxica e venenosa, podendo ser letal se consumida por humanos ou outros animais; Mesmo depois de seca, a planta continua a manter níveis elevados de toxicidade; Deve ser manipulada com luvas e muito cuidado para não entrar em contato com a pele, pois pode causar a sua irritação; Apesar de toda a toxicidade da planta,  alguns estudos sugerem que as suas flores podem ser utilizadas externamente no tratamento de doenças da pele.
27-07-2012
Nota: 1.ª atualização

4 comentários:

  1. Aqui na minha cidade, este ano plantaram muitas plantas dessas nos diversos canteiros. Aliás nunca tinha reparado nela como este ano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é... o Loendro é uma planta muito escolhida para espaços públicos (apesar de ser tóxica). Isto porque, para além de ser muito rústica e não dar quase trabalho nenhum, a sua floração é magnífica!!

      Um abraço

      Eliminar
  2. Ola, gostei muito do Blog sobre o Loendro, eu tenho alguns galhos enraizando na agua e vou planta-los em vasos para depois irem para local defenitivo. Eu moro em Sorocaba inteior de São Paulo no Brasil e gostaria de saber se em Portugal existe a variedade do Loendro na cor Amarelo da flor simples pois procuro muito a semente e por aqui não possuimos.obrigado, abraços. Carlos
    c.faria2011@hotmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,
      Agradecemos as simpáticas palavras e informamos que não temos a variedade de loendro de cor amarela e, até à data, nunca tivemos a oportunidade de ver um exemplar dessa cor ao vivo.
      Agora estaremos mais atentos e se encontrarmos a planta por Portugal entraremos em contacto através do seu mail.
      Um abraço

      Eliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...