quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Torénia

02-06-2012

Nome científico: Torenia fournieri
Nomes comuns: Torénia, Amor-perfeito-de-verão
Família: Scrophulariaceae (ou Linderniaceae)
Origem: Ásia Tropical, mais precisamente do Vietname

A Torénia é uma planta herbácea que pode atingir cerca de 30 cm de altura. Tem um ciclo de vida anual, florescendo durante a primavera e o verão. A sua folhagem é densa e bastante ramificada, dando-lhe um aspeto arredondado. Possui folhas lanceoladas, lisas, opostas e com as margens ligeiramente serrilhadas. 
02-06-2012
As suas flores surgem em forma de trompete, são aveludadas e de cor azul-arroxeado na corola e branco-amarelado na garganta. Atualmente há outras tonalidades de cores e variedades com portes diferentes (mais densos ou pendentes).
Esta planta pode ser plantada em vasos e canteiros, serve para criar bordaduras ou maciços e as variedades pendentes são excelentes para cestas suspensas.
07-07-2012

Cultivo: Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra. Aprecia um solo rico em matéria orgânica, drenável e irrigado regularmente. Multiplica-se por sementes que devem ser colocadas a germinar no outono ou início da primavera. Devemos ter em atenção que as plantas podem largar as suas sementes para o chão e destas nascerão novas plantas na primavera seguinte.

07-07-2012
Curiosidades: As torénias são utilizadas para substituir os amores-perfeitos durante o verão; São muito parecidas com as dedaleiras e as bocas-de-lobo; No centro de cada flor há um par de estames unidos pela antera que lembram a aparência do "osso da sorte" encontrado nas aves (fúrcula), daí vem o nome popular em inglês "wishbone flower"; O nome do género foi dado por Carolus Linnaeus em homenagem a um amigo seu, Olaf Toren e o nome da espécie homenageia o botânico francês Pierre Fournier.

4 comentários:

  1. oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiieeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee gaaaaaaaaaaaaaaaattttttttttooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

    ResponderEliminar
  2. uiaaaaaauiiiiiiiiiaaaaaaaaaaatotosooo

    ResponderEliminar
  3. UIUIUIEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE DELICINHAAAAA

    ResponderEliminar

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...