terça-feira, 17 de julho de 2012

Visitantes: Ouriço Cacheiro

14-07-2012
Reino: Animalia
Classe: Mammalia
Ordem: Insectivora
Família: Erinaceidae
Nome científico: Erinaceus europaeus
Nomes comuns: Ouriço-cacheiro, Porco-espinho, Ouriço-terrestre, Ouriço-caixeiro, Ouriço

O Ouriço-cacheiro é o maior animal insetívoro e o único mamífero da fauna portuguesa que apresenta o corpo protegido por espinhos. Tem o corpo coberto por espinhos longos e aguçados. Apresenta patas curtas, focinho pontiagudo e orelhas pequenas.
15-05-2010
15-05-2010
15-05-2010
Pode ser observado nas últimas horas do dia e ao amanhecer. É solitário e territorial. Vive em zonas de cultivo, jardins, bosques e prados.
Utiliza tocas abandonadas de coelhos, troncos de árvores, fendas em rochas como ninhos para o nascimento das crias ou para o período de hibernação. Hiberna entre novembro e março. Antes de hibernar, os ouriços têm que engordar bastante para sobreviverem durante esse período.
14-07-2012
É um insetívoro, alimentando-se sobretudo de invertebrados que encontra no solo (minhocas, escaravelhos, lagartas, aranhas, lesmas, larvas e caracóis), por vezes, consume ovos e pequenos vertebrados (anfíbios), frutos e sementes.
Quando se sente ameaçado, o ouriço enrola-se sobre si próprio, expondo os espinhos como armas de defesa. Os seus principais predadores são raposas, texugos, aves de rapina noturnas e o Homem devido aos atropelamentos nas estradas.
       
Curiosidades: Devido à sua dieta, o Ouriço é considerado um animal auxiliar das hortas, pois consegue ajudar no controlo de pragas. 
14-07-2012
Ao que parece é capaz de comer várias vezes o seu próprio peso em insetos e anelídeos; Durante a noite, pode percorrer distâncias entre um e três quilómetros; Tem o sentido de visão pouco desenvolvido, ao contrário da audição e do olfato; É um excelente nadador; Os ouriços têm mais de dezasseis mil picos e usam-nos para diferentes necessidades: camuflagem, defesa e ataque; Na série de jogos eletrónicos a personagem Sonic é um ouriço. Saber mais…

2 comentários:

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...