segunda-feira, 7 de maio de 2012

Plátano

03-12-2011
Nome científico: Platanus x hispanica
Sinonímias: Platanus x acerifólia var. hispanica; Platanus x hybrida; Platanus x vulgaris; Platanus orientalis var. Acerifolia
Nomes comuns: Plátano, Plátano vulgar
Família: Platanacea

O plátano é uma árvore alta, podendo chegar aos 25 metros de altura. Possui folhas simples, largas e com cinco saliências que fazem lembrar uma mão. A cor das suas folhas é verde-amarelada, mas estas ficam avermelhadas no outono antes de caírem. As suas flores nascem, normalmente, em abril ou maio, agrupadas num formato de esferas com pedúnculo comprido. Esta árvore é muito utilizada para fins ornamentais.
O plátano (Platanus x hispânica) é considerado por alguns como um híbrido entre P. occidentalis e P. orientalis e, por outros, simplesmente, como um cultivar de P. orientalis.
01-01-2010
06-05-2012
30-03-2012
Cultivo: Esta planta prefere solos frescos, húmidos e férteis. Aprecia um clima ameno e não suporta altitudes elevadas. A germinação das suas sementes não é produtiva (talvez por se tratar de um híbrido), no entanto, multiplica-se eficazmente por estaca. 
É uma árvore de crescimento rápido que suporta bem as podas, desde que não sejam excessivas. Devemos ter em atenção que podas mal executadas podem levar à sua morte, pois há um fungo (Apiognomonia veneta) que infecta facilmente os plátanos através das feridas resultantes das podas, provocando-lhes uma doença conhecida por antracnose.
29-08-2011
06-05-2012















Curiosidades: O plátano é considerado uma das melhores árvores no combate à poluição do ar citadino; A sua madeira é usada na produção de lenha, em marcenaria e carpintaria, sendo apontada como a melhor alternativa para o fornecimento de matéria-prima no setor dos móveis, em substituição às espécies nativas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...