terça-feira, 24 de abril de 2012

Visitantes: Rã

07-04-2012
Reino: Animalia
Classe: Amphibia
Ordem: Anura
Família: Ranidae
Nome comum: Rã-verde
Nome científico: Rana perezi 
Sinonímia: Pelophylax perez

A Rã-verde é um anfíbio anuro, isto é, os adultos não têm cauda. Como outros anuros, possui uma membrana nictante e pulmões quando adulta, mas a sua respiração dá-se principalmente pela pele. A sua pele lisa e as patas traseiras compridas, com membranas entre os dedos, funcionam como barbatanas que facilitam a natação. Mergulham para se esconder e manter a pele húmida.  
Tem como habitat natural as florestas e matagais temperados, o matagal arbustivo mediterrânico, rios e ribeiros, cursos de água temporários, pântanos, lagos permanentes ou temporários de água doce, pauis permanentes e temporários, margens arenosas, terrenos de cultivo e áreas urbanas. Reproduz-se por ovos que alimentam o embrião fora do corpo da progenitora (ovíparos).
07-04-2012
07-04-2012

A sua alimentação baseia-se em insetos, aranhas, minhocas, crustáceos, moluscos e mesmo pequenos peixes e anfíbios, incluindo exemplares da sua própria espécie. Em Portugal, nos picos do verão e inverno, estivam ou hibernam, respetivamente, enterrando-se na terra.
07-04-2012

 Curiosidades: Esta espécie, a Rã-verde, foi introduzida tanto nos Açores como na Madeira como animal ornamental em lagos de jardim de casas senhoriais, tendo posteriormente escapado e adaptado bem às condições locais; É considerada um mestre em camuflagem, pois a sua coloração transforma-se conforme o ambiente em que vive e é capaz de se fazer confundir com esse ambiente, através da sua postura, imobilidade e até utilizando plantas para passar despercebida; 
07-04-2012
Devemos proteger rãs e sapos, pois eles são grandes comedores de insetos e outras pragas, defendendo as nossas hortas e indicam que a água onde se encontram não está muito poluída; Como outros anfíbios, a rã está em processo acelerado de extinção em alguns locais do planeta, devido à perda do seu habitat. No nosso país, o estatuto de conservação da espécie é considerado "Pouco preocupante"; Mais algumas curiosidades aqui...

2 comentários:

  1. Olá
    Parabéns pelo excelente Blog.
    A partir de agora, serei visita frequente.

    ResponderEliminar
  2. Sansoni7,
    Obrigado e será sempre bem-vindo!*

    ResponderEliminar

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...