segunda-feira, 23 de abril de 2012

Falso-Plátano

28-08-2011
Nome científico: Acer pseudoplatanus
Sinonímia: Acer pseudoplatanus f. corstorphinense Schwer;Acer pseudoplatanus var. purpurascens Van Houtte; Acer pseudoplatanus var. tomentosum Tausch; Acer pseudoplatanus var. villosum (C. Presl & J. Presl) Parl
Nome comuns: Falso-plátano, Plátano-bastardo, Bordo/ Ácer, Padreiro
Família: Sapindaceae ou Aceraceae
Origem: Da Europa ao Oeste da Ásia

O Falso-plátano é uma espécie arbórea caducifólia de grande porte, chegando a atingir os 35 metros de altura. Tem uma copa ampla e a sua folhagem é densa e abundante. Em Portugal é espontâneo a norte do Tejo, preferindo regiões montanhosas. É uma árvore muito utilizada como planta ornamental em jardins e outros espaços verdes.
30-03-2012
17-04-2012

















Cultivo: É uma árvore de pleno sol ou meia sombra que requer solos frescos, sendo comum nos bosques e vales caducifólios ou à beira dos cursos de água. Adapta-se a qualquer tipo de solo, mas prefere os profundos, frescos e ricos em húmus. Aprecia climas com pluviosidade regular (sobretudo nos primeiros anos de vida) ainda que suporte bem o calor e a secura. É uma planta rústica, possuindo boa resistência ao frio e tolerando alguma poluição atmosférica. Multiplica-se por semente ou por estaca.
20-03-2012
17-04-2012

30-03-2012
Curiosidades: O Falso-plátano é assim chamado devido à semelhança das suas folhas com as do plátano, no entanto, mais parecidas ainda,  são as folhas do Acer platanoides; Produz madeira de boa qualidade, utilizada em marcenaria e carpintaria; A sua folhada melhora as características do solo; É uma árvore de crescimento rápido que pode viver entre 300 a 400 anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...