terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Prímula

30-01-2012
Nome Científico: Primula acaulis
Sinonímia: Primula vulgaris
Nomes comuns: Prímula ou Primavera
Família: Primulaceae

A prímula é uma planta herbácea e perene, por vezes, cultivada como anual. Possui flores compostas por cinco pétalas que podem ser de várias cores, tais como amarelo, branco, rosa, violeta, azul e vermelho. É uma planta versátil, muito útil na combinação com outras plantas, sendo também ideal para ser usada isoladamente, tanto nos jardins como em ambientes internos.
30-01-2012

Cultivo: As prímulas preferem solos frescos, húmidos, bem drenados e arejados, por isso é comum encontrarem-se em zonas sombrias, junto a cursos de água, bosques e bosquetes. Apreciam uma boa luminosidade, mas devem ser plantadas à sombra ou meia sombra. Resistem ao frio, mas não a geadas fortes. Florescem no fim do inverno e no princípio da primavera. Devem ser regadas regularmente de modo a manter o solo húmido. Devem ser adubadas durante todo o seu período de floração. Multiplicam-se por semente ou por divisão, no outono.

30-01-2012
Curiosidades: Por ser uma das primeiras plantas a florir na primavera, a prímula recebeu o  nome em inglês de "primrose", que significa "primeira rosa"; Em tempos remotos, o seu nome era usado para uma ampla variedade de flores; As pétalas das prímulas são comestíveis e têm um suave sabor adocicadoSão usadas, frescas ou cristalizadas, para enfeitar saladas, panquecas, bolos especiais e sobremesas. Envolvidas em açúcar servem para fazer rebuçados.

2 comentários:

  1. Na minha zona, chamamos "pão com queijo" a estas flores, não sei porquê...
    Não conhecia o blog, parabéns!
    Acho muito interessante, já aprendi algumas coisas:)

    Catarina

    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina,
      desconhecia esse nome para as Prímulas. Neste mundo das plantas estamos sempre a aprender e a descobrir... a verdade é que "pão com queijo" é bastante engraçado e curioso! Qual será a origem deste nome?!!Espero que alguém, um dia, nos conte!

      Um abraço e seja sempre bem-vinda

      Eliminar

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...