segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Limeira

28-12-2011
Nome científico: citrus latifolia x citrus aurantifolia*
Variedade e clone: Lima Bearss*
Nomes comuns: Lima, Limeira, Árvore da Lima
Família: Rutaceae
Origem: Ásia

A Limeira pertence ao grupo dos citrinos e é um arbusto ou pequena árvore com um tronco que raramente cresce direito, apresentando muitos ramos que despontam bastante baixo. A lima é um fruto ácido semelhante ao limão, mas mais pequeno, redondo e de cor verde-amarelada. Esta divide-se em dois grupos: limas ácidas (citrus latifolia e citrus aurantifolia) e limas doces (Citrus limettioides). As limas ácidas, por sua vez, subdividem-se em dois grupos: limas ‘Tahití’, ‘Galego’ ou ‘Bearss’ (em homenagem a John T. Bearss, que desenvolveu esta variedade sem sementes) do grupo Citrus latifolia, que tem o fruto maior; e limas comuns ‘Key’ ou ‘Mexicana’ do grupo Citrus aurantifolia de fruto mais pequeno. 
30-01-2012
As limas Citrus latifolia são mais apreciadas pelos produtores por serem plantas mais vigorosas, com copa arredondada e, em especial, pela ausência de espinhos. Esta fruta tem casca verde e é perfumada, diferenciando-se da lima ácida Citrus aurantiifolia pelo maior tamanho e pela ausência de sementes. Nas limas de polpa doce (Citrus limettioides), a variedade mais cultivada é a chamada lima doce da Índia. Como não tem acidez, não se utiliza como as outras limas em substituição do limão.

30-01-2012
Cultivo: As Limeiras devem ser plantadas em pleno sol e num local onde haja alguma proteção contra o frio, por exemplo, perto de uma parede ou muro. O solo deve ser bem drenado, pois não toleram encharcamentos. Apreciam climas subtropicais húmidos e quentes, pois são muito sensíveis ao frio.

Curiosidades: A lima, e em particular o seu sumo, é usada em bebidas, tais como a soda limonada, caipirinha... Uma forma habitual de consumo de tequila é em shots acompanhados por pedaços de lima e sal. No México, bem como em alguns outros países, é comum servir cerveja com lima. O sumo de lima é também utilizado em refrigerantes comerciais.
 * Nome botânico e variedade presente no passaporte fitossanitário que acompanhava a planta.

Sem comentários:

Enviar um comentário

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...