quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Marmeleiro

29-05-2011
Nome científico: Cydonia Vulgaris Pers
Família: Rosaceae
Origem: Ásia Menor e Sudeste da Europa

O marmeleiro é uma árvore de folha caduca, que chega a atingir 8 metros de altura. Os seus frutos, os marmelos, são em forma de pera, amarelos, de aroma doce que estão prontos a colher no fim do verão. O marmelo e a marmelada são produtos de elevado consumo, uma vez que a marmelada é o produto mais importante da atividade de fabrico de doces de frutos, compotas e geleias. Utilizam-se principalmente os frutos e as sementes, podendo também utilizar-se as flores na culinária, pois as pétalas das flores são comestíveis, e em banhos relaxantes. 
O marmeleiro também surge como planta subespontânea, encontrando-se com frequência em terrenos incultos e à margem de estradas e caminhos. Também é comum encontrá-lo a servir de sebe viva nas extremas de terrenos agrícolas.

28-12-2011
Cultivo: Prefere solos ricos e húmidos. Aguenta temperaturas baixas, no entanto, o gelo durante ou após a floração pode comprometer a produção do ano. Prefere exposição ao sol, mas abrigado dos ventos e geadas primaveris. É uma árvore muito tolerante ao encharcamento e asfixia radical, sendo utilizado como porta-enxerto devido a este facto. Multiplica-se facilmente por estaquia. 

28-12-2011
Curiosidades: O marmelo é um fruto ácido muito nutritivo e curativo, pois contém muito tanino e vitamina C, o que ajuda a proteger todas as defesas do nosso organismo; Os gregos atribuíram-lhe um significado mitológico, pois passaram a usar a flor do marmeleiro como símbolo sagrado da deusa do amor; Não se deve confundir com o marmeleiro do Japão (Chaenomeles sinensis).

     Marmelos e marmeleiros na Praça da Alegria…

 

Para não esquecer, algumas utilizações do marmelo:
- Marmelada (vermelha ou branca)
- Geleia de marmelo (com as cascas e caroços)
- Licor de casca de marmelo
- Marmelos assados (para sobremesa)
- Marmelo cozido (contra as diarreias infantis)
- Xarope de marmelo (para a tosse alérgica)
- Flores comestíveis (podem utilizar-se em saladas e na confeção e decoração de diversos pratos).

2 comentários:

  1. Bom dia,
    Alguém pode informar qual a quantidade de água necessária para um marmeleiro com mais de 4 anos, num terreno argiloso, na zona de Anadia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      É-nos difícil dizer a quantidade de água que uma planta necessita, pois isso depende de vários fatores. Mas sabemos que os marmeleiros são plantas que resistem muito à seca.
      Cumprimentos,
      http://faroleco.blogspot.pt/

      Eliminar

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...