terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Visitantes: Sardão

10-07-2011
Nome científico: Lacerta lepida
Os sardões são os maiores lagartos ibéricos. Movem-se com grande agilidade entre a vegetação, não hesitam em trepar a árvores, rochas ou paredes se não houver outros refúgios nas proximidades. No entanto, quando são encurralados e não têm qualquer possibilidade de fuga, enfrentam o agressor sem vacilar. Encontram-se ativos de Março a Outubro, hibernando de seguida. Os machos são territoriais na Primavera, lutando violentamente pela fêmea.
10-07-2011

Podemos encontrá-los em zonas rochosas, campos de cultivo e matagais, em áreas bem expostas ao sol e com uma certa densidade de vegetação que lhe proporciona abrigos em caso de perigo. É muito comum também em olivais, cujas árvores possuem troncos ocos e tortuosos, nos quais encontra refúgio.
Os Sardões alimentam-se sobretudo de invertebrados (aranhas, borboletas, gafanhotos...) mas também de vegetais, frutos e ovos, podendo trepar às árvores com facilidade. 
10-07-2011
Podem, também, capturar lagartixas e pequenos mamíferos. Por outro lado, são presas de aves de rapina, garças, cegonhas, cobras e mamíferos, sendo também vítimas dos seres humanos, por exemplo, quando os esmagam com os carros, já que estes lagartos têm o hábito de se expor ao sol no alcatrão quente.


Sem comentários:

Enviar um comentário

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...