12-03-2011 |
Nomes comuns: Freixo-comum ou Freixo-de-folhas-estreitas
Família: Oleaceae
Origem e distribuição: Sul da Europa e Norte de África
O Freixo é uma árvore de folha caduca que pode alcançar os 20-35 metros de altura e cerca de 200 anos de longevidade. Em Portugal, o Fraxinus angustifolia existe espontaneamente, encontrando-se amplamente difundido em todo o território. Na Europa são ainda comuns as espécies: Fraxinus excelsior (Freixo europeu) e Fraxinus ornus. É uma espécie ripícola, logo podemos encontrar facilmente o Freixo em zonas de linha de água, em bordaduras de terrenos frescos (como os lameiros), onde forma bosquetes interessantes do ponto de vista da diversidade e de refúgio para alguma fauna.
28-12-2011 |
Cultivo: De uma forma geral, os Freixos não são muito exigentes no tipo de solo, desde que este seja profundo e húmido. Preferem uma exposição solar direta e humidade, por isso é tão comum encontrá-los junto das linhas de água.
São muito rústicos e resistentes ao frio e toleram a poluição atmosférica (o Fraxinus excelsior é a espécie mais tolerante à poluição industrial e urbana). Multiplicam-se facilmente por sementes.
28-12-2011 |
25-10-2011 |
Curiosidades: Angustifolia significa folha estreita; Os frutos do Freixo são sâmaras, ou seja, pequenas sementes envolvidas por uma pele semelhante a uma folha em forma de asa que favorece o arrastamento pelo vento.
Sem comentários:
Enviar um comentário