quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Gazânia

13-09-2011
Nome Científico: Gazania rigens
Sinonímia: Gazania splendens, Gorteria rigens
Família: Asteraceae
Origem: África do Sul
Ciclo de Vida: Perene

A Gazânia é cultivada como planta anual, sobrevive ao calor de verões quentes é uma planta bastante rústica e campestre. Apresenta muitas variedades, com diferenças nas cores e combinações (pode ser de uma só cor ou com riscas), qualidade das flores e rusticidade. Tem folhas verdes ou cinzento. As flores aparentes são, na verdade, os capítulos florais que protegem as flores diminutas amarelas que ficam no centro.

13-09-2011
Cultivo: Devem ser cultivadas a pleno sol, pelo que em dias nublados, e à noite, as flores não abrem. A floração começa na Primavera e acaba no final do Verão, podendo estender-se pelo início do Outono. Para que floresçam continuamente devem cortar-se as folhas e as flores secas. Prefere solos bem adubados e ricos em matéria orgânica, regados periodicamente. Requer reformas bianuais. Aprecia o frio de leve, sendo portanto indicada para regiões de altitude e de clima mais ameno. 
04-10-2011
A sua propagação pode fazer-se por semente, ou por divisão dos pequenos tufos, de modo a obter novas mudas, pois passados uns anos 4 a 5 anos no máximo, tais maciços começam a ficar muito grandes, com mau aspecto e a não florir devidamente. Mas as mudas, desde que tenham boa raiz, pegam facilmente.



Sem comentários:

Enviar um comentário

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...