terça-feira, 11 de outubro de 2011

Choupo Negro

27-12-2009
Nome Científico: Populus nigra
Nome Popular:  Choupo, Álamo, Álamo-negro
Família: Salicaceae
Origem: Europa, Ásia e África
Ciclo de Vida: Perene

O choupo ou álamo negro, assim chamado pela cor verde escura da sua folhagem, é uma das três espécies de choupos que crescem espontaneamente na Europa (as outras são o choupo-branco (Populus alba) e o choupo-tremedor (populus tremula). 
É uma árvore que, em Portugal, cresce espontaneamente, embora cada vez mais se proceda à plantação de outras variedades e híbridos criados artificialmente, dado o seu interesse comercial. Esse interesse deriva do facto de o choupo ser uma árvore que cresce rapidamente e exige pouco trabalho. A sua madeira, leve, macia, branca e de pouca durabilidade, emprega-se no fabrico de fósforos, colheres de pau e caixas.

01-04-2010
13-03-2011
Cultivo: Tem preferência por solos húmidos, como por exemplo as margens de rios ou ribeiras. Deve ser cultivado sob sol pleno, em solo arenoso ou argiloso, enriquecido com matéria orgânica e irrigado no primeiro ano de implantação. Rústico, o choupo adapta-se bem a solos húmidos e resiste a curtos períodos de estiagem. Suporta geadas e frio intenso. Resistente às podas. Multiplica-se por estacas, alporquia e por separação das mudas formadas a partir das raízes.

Curiosidades: Chega a atingir 35 metros de altura e pode durar 300 anos; As raízes são tremendamente invasoras, pelo que não devem ser plantados junto de edifícios, dado o risco de danificarem canalizações e mesmo alicerces de prédios.
30-04-2011

Sem comentários:

Enviar um comentário

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...