terça-feira, 27 de setembro de 2011

Datura

13-09-2011
Nome Científico: Brugmansia suaveolens 
Sinonímia: Datura suaveolens
Nomes Populares: Datura, Trombeta, Trombeteira, Erva do Diabo,  Buzinas,  Saia-branca
Família: Solanaceae
Origem: América Central e América do Sul

A Datura é um arbusto grande que atinge facilmente 2 ou 3 metros de altura. As suas folhas são grandes, ovais e caducas. As flores em formato de trombeta parecem pêndulos, são simples, perfumadas e podem ter cerca de 30 cm de comprimento. São em geral de coloração branca ou amarela, mas ocorrem variedades e híbridos de flores róseas e dobradas também. 

A sua utilização paisagística é bastante discutida, visto que é uma planta bastante tóxica e narcótica, pois todas as partes da planta contêm alcaloides que podem provocar vómitos, náuseas, secura das mucosas, febre, taquicardia, alucinações e dilatação das pupilas. Em contraponto ao efeito tóxico, da Trombeta são extraídas substâncias de utilização farmacêutica.
29-08-2011
Cultivo: Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, arenoso e enriquecido com matéria orgânica, regado a intervalos regulares. As adubações devem preceder a floração e as podas devem ser realizadas após a floração. A Datura aprecia o calor e a humidade, pelo que é comum observá-la naturalmente na beira de riachos. Podemos plantá-la sob meia-sombra, mas as flores podem tornar-se dispersas devido à falta de luminosidade. Não tolera o frio intenso. Multiplica-se por sementes e estaquia.

Sem comentários:

Enviar um comentário

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...