segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Cedro ou Cipreste

01-01-2010
Cedro é a designação comum de plantas arbóreas dos géneros Cedrus da família das Pináceas. São árvores que atingem alturas significativas de porte elegante. Também se atribui o nome cedro a árvores, resinosas ou não, que lembrem o Cedrus libani (cedro-do-Líbano), pelo seu hábito ou por fornecerem madeira parecida com a dos verdadeiros cedros. Logo, a designação cedro é também comummente utilizada para designar plantas dos géneros Chamaecyparis, Cupressus e Juniperus, da família das Cupressáceas, e Cedrela, da família das Meliáceas.

X Cupressocyparis leylandii
O cipreste de Leyland é um poderoso híbrido resultante do cruzamento entre o Cedro-da-califórnia, Cupressus macrocarpa e o Cedro-do-alasca, Chamaecyparis nootkatensis. É, hoje em dia, a árvore mais utilizada para fazer sebes serradas e sebes corta-vento. 
21-08-2010
12-03-2011
















Cultivo: De crescimento extremamente rápido, 90cm ou mais por ano, tolera uma enorme variedade de solos, de arenoso a argiloso, de alcalino a ácido, fundo, bem drenado, ao sol ou sombra parcial. Não necessita de poda formal. No caso de ser usado como sebe, deve ser podado duas ou três vezes durante a estação de crescimento (sem cortar madeira antiga), com o último corte no fim do verão ou início do outono. É muito resistente ao frio.
29-05-2011

2 comentários:

  1. Esta confusão entre os cedros e os cupressos não é muito conhecida. Tem formação na área? Senão anda a ler bom material.
    Boa continuação
    Ana Mourão

    ResponderEliminar
  2. Olá Ana,
    Não tenho formação na área, simplesmente uma grande vontade de conhecer as plantas para saber cuidar melhor delas. Com o blog pretendo escrever o que vou encontrando nas minhas pesquisas com a esperança que alguém ao ler me alerte e ajude no caso de estar errada... pois assim também se aprende!
    Um abraço e volte sempre que puder*

    ResponderEliminar

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...