sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Nogueira

21-08-2010
Nome Cientifico: Juglans regia
Família: Juglandaceae

A nogueira é uma árvore de folhagem caduca e de grande porte que pode medir até 25 metros, apesar do seu crescimento ser lento. As folhas contêm um óleo aromático. Os frutos carnudos com polpa verde ficam discentes na maturidade. É o  miolo do fruto, a noz, que é comestível, encontrando-se prontas para colher no final de outubro.

As nozes maduras são ricas em óleo e proteínas, embora tenham poucos hidratos de carbono. Também são uma boa fonte de vitamina E, a qual atua como antioxidante e elimina os radicais livres, protegendo o organismo contra alguns tipos de cancro. A vitamina E também ajuda na formação de glóbulos vermelhos, músculos e outros tecidos corporais. O consumo de nozes deve ser moderado devido ao seu alto valor energético, até 688 kcal/100g, sobretudo em casos de obesidade. Pelo contrário, em casos de dietas pobres, pessoas com falta de apetite ou convalescentes, aconselha-se a inclusão de nozes na dieta.
29-05-2011
A sua madeira, dura e avermelhada, é de ótima qualidade. É utilizada sobretudo no fabrico de móveis e no revestimento interno das habitações, sendo também muito requisitada para trabalhos de talha e para culatras de armas de fogo.

Cultivo: A nogueira necessita de solos profundos e ricos em nutrientes. É uma árvore com necessidades de frio invernal, mas que não é adequada para regiões com riscos de geadas primaveris, às quais é muito sensível. Dá-se bem à beira dos rios. 

Curiosidades: Normalmente a nogueira pode viver entre 300 e 400 anos, embora com perfeitas condições possa ultrapassar os 1000; Os gregos chamavam à noz ‘kara’ que significa cabeça, por ser parecida com o cérebro humano e para os romanos era o alimento dos deuses.

Sem comentários:

Enviar um comentário

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...