segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Arruda

13-09-2011
Nome científico: Ruta graveolens
Nomes comuns: Arruda, Arruda-doméstica, Arruda-dos-jardins, Ruta-de-cheiro-forte, Ruda, Arruda-fedorenta
Família: Rutaceae
Origem: Europa Mediterrânea
Ciclo de Vida: Perene

A Arruda é um subarbusto muito cultivado nos jardins em todo o mundo, devido às suas folhas, fortemente aromáticas. O seu perfume forte afugenta insetos que vêm atacar as plantas.
A planta não deve ser ingerida, pois é altamente tóxica. As mulheres grávidas também não devem usá-la pois é abortiva.

Cultivo: A arruda dá-se muito bem em solos leves, bem drenados e ricos em matéria orgânica. A planta necessita de sol pleno pelo menos algumas horas por dia e regas moderadas. Trata-se de uma planta muito resistente. Depois de bem estabelecida ela é capaz de tolerar períodos de estiagem. Não tolera encharcamentos. Podemos fazer o seu replantio anualmente, aproveitando para fazer novas mudas a partir de estacas de galho. Deve ser podada na Primavera.

13-09-2011
13-09-2011
Curiosidades: Na Grécia antiga, a arruda era usada para tratar diversas enfermidades, mas o seu ponto forte era mesmo contra as forças do mal; Desde a antiguidade que os seus ramos e essências são utilizados para purificar ambientes e proteger as pessoas de espíritos malignos, doenças, mau-olhado, feitiçarias e até mesmo da tentação; Muitos gostam de plantar um pezinho no quintal para tirar o mau-olhado; Por vezes, encontramos nas arrudas umas lagartas que são da borboleta "Papilio machaon", uma das duas espécies grandes de borboletas amarelas que voam no nosso país; As suas folhas afastam/repelem gatos, formigas, ratos e traças; Na horta, a arruda é usada para repelir insetos, sendo bastante útil cultivada perto de rosas e framboesas.  A infusão das suas folhas combate os pulgões e ajuda a manter os cítricos saudáveis. Contra as formigas podemos experimentar: picar 100 g de folhas secas, ferver durante 5 minutos e aguardar 24 horas. Depois coar e misturar a 20 litros de água, pulverizando as plantas e locais onde aparecem formigas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...