quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Espinafre-Malabar ou Bertalha

03-09-2019

Nome científico: Basella alba
Sinonímia: Basella rubra, Basella cordifolia
Nomes comuns: Espinafre-Malabar (do inglês Malabar spinach), Bertalha, Bretalha ou Espinafre-indiano
Família: Basellaceae
Origem: provavelmente sul da Ásia

O espinafre-malabar é uma planta trepadeira vigorosa que cultivamos como cultura de verão, pois não suporta baixas temperaturas. Possui folhas verdes, alternadas, simples e carnudas. As suas flores, brancas ou rosadas, são discretas e produzidas nas axilas das folhas. Estas são seguidas de frutos carnosos de cor púrpura a preta e com uma semente no seu interior.

Propriedades e utilizações: Popularmente, o espinafre-malabar tem várias  aplicações medicinais, tais como: as folhas jovens são usadas como laxante, o sumo vermelho dos frutos é usado como colírio para tratar a conjuntivite e as suas raízes adstringentes são usadas no tratamento da diarreia. No Quénia, as suas folhas são usadas para curar a dor de estômago e a constipação após o parto e aplicadas como cataplasma nas feridas. Na África Oriental, a planta é dada ao gado para aumentar a produção de leite.
28-08-2017
28-08-2017
As suas folhas jovens são comestíveis e têm um sabor suave e uma textura mucilaginosa.  São ricas em vários minerais, como cálcio, ferro e magnésio, assim como em vitaminas (A, B e C, por exemplo).
Podem ser consumidas cruas em saladas ou cozinhadas como os espinafres. Como também contêm ácido oxálico o seu consumo excessivo não é recomendável.
Devido à mucilagem das suas folhas estas também podem ser usadas para engrossar molhos, sopas e ensopados. 
A textura mucilaginosa das folhas não é apreciada por todos, como tal podemos adicionar uma pequena quantidade de vinagre às folhas cozidas.
Os seus frutos frescos quando esmagados fornecem um sumo de coloração vermelha-escura que pode ser usado como corante alimentar em doces, tortas, sumos de fruta e como nos sugeriu uma amiga para colorir peras bêbedas sem vinho tinto. Esta cor é aumentada se adicionarmos um pouco de sumo de limão. 
O corante extraído dos frutos serve, ainda, para tingir roupa ou cosméticos, por exemplo.

Cultivo: Esta planta deve ser cultivada em locais bastante ensolarados. Cresce com sol direto desde que as temperaturas não sejas demasiado elevadas, neste caso a melhor opção será plantá-la em meia sombra. 
03-09-2019
24-10-2017
Aprecia solos férteis, húmidos e bem drenados, tende a florescer precocemente se o solo ficar muito seco. Pode ser cultivada em vaso, desde que este seja grande. A planta necessita de tutores para trepar. Desta forma, pode ser usada para crescer em cercas ou sebes vivas. Multiplica-se por sementes (as que caem no solo nascem no próximo ano na primavera, os frutos podem ser secos inteiros ou espremidos para retirar as sementes).

Curiosidades: A Basella alba pode ser confundida com a Anredera cordifolia (ver aqui) mas as plantas são diferentes; Apesar de ser consumida como o espinafre também não tem nada a ver com o espinafre (Spinacea olerace) ou com o espinafres tetragónia (ver aqui); A sua origem é algo incerta, pois trata-se de uma planta amplamente cultivada; A cultivar rubra (muitas vezes listada como Basella rubra) que tem caules e folhas cor de vinho com veias rosadas é muito cultivada como planta ornamental.

2 comentários:

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...