terça-feira, 3 de setembro de 2019

Batata-doce

14-08-2012

Nome científico: Ipomoea batatas
Sinonímia: Convolvulus batatas
Nome comum: batata-doce
Família: Convolvulaceae
Origem: América Central ou América do Sul

A batata-doce é uma planta herbácea com um ciclo de vida perene, no entanto é cultivada como anual. Possui caules tenros e é bastante ramificada. As suas folhas alternas, formadas ao longo dos ramos, são normalmente grandes e cordiformes, podendo ser inteiras ou recortadas, de acordo com a variedade. As suas flores são campanuladas seguidas de pequenos frutos em forma de cápsula. As suas raízes são tuberosas e com o crescimento e a consequente reserva de energias tornam-se alongadas e carnudas. Estes tubérculos são comestíveis.

Propriedades e utilizações: A batata-doce possui um grande valor nutricional, sendo rica em vitaminas, principalmente vitamina A. Acredita-se que consumida regularmente confere-nos propriedades benéficas a nível da saúde, pois pode reduz os sinais de envelhecimento, proteger contra o cancro e estimular a produção de melanina na pele, por exemplo.
04-01-2017
28-08-2019
As batatas-doces podem ser utilizadas da mesma forma que as batatas comuns, ou seja, podem ser cozidas, assadas ou fritas. Podemos, também, utilizar estes tubérculos no preparo de pratos salgados, doces e aperitivos, fécula, farinha e ainda na alimentação animal (como componente para rações de bovinos e suínos, na forma natural picada ou na forma de farinha seca).
As suas folhas e rebentos também são comestíveis após um breve cozimento, podendo ser usadas em refugados, esparregados e até na sopa como substituto do espinafre.
A rama também é aproveitada para forragem, em especial, para porcos e vacas.

Cultivo: Deve ser cultivada num local bastante ensolarado e sempre com algumas horas diárias de sol direto. Há estudos que referem as horas de sol e a temperatura como as principais variáveis que determinam a formação das suas raízes tuberosas. Quanto à temperatura, a planta é sensível tanto a baixas como a altas temperaturas, pelo que a ideal estará em torno dos 25°C, já que ocorre a paralisação do crescimento em temperaturas abaixo dos 15°C e acima dos 35°C.
O solo deve ser enriquecido e com humidade elevada e constante durante o período de enraizamento das guias e crescimento da planta, no entanto as regas devem tornar-se mais espaçadas à medida que o tempo da colheita se aproxima.
03-07-2013
10-09-2013
12-07-2013
A batata-doce reproduz-se plantando hastes ou estacas colhidas a partir da rama de uma planta já adulta (é possível quando não ocorre geada e a parte aérea da planta não morre) ou a partir dos rebentos de um tubérculo de batata doce que se conseguiu conservar. Neste último caso, podemos  fazer de duas formas: Colocar a batata-doce na vertical num copo e cobrir o tubérculo parcialmente com água; Ou plantar um tubérculo na horizontal, no início da primavera (final de fevereiro), num vaso ou diretamente no solo e regar. Em ambos os casos, a batata irá criar raízes e rebentos, estes transformar-se-ão em longas hastes que iremos cortar quando atingirem cerca de 20-30 centímetros e plantá-las no local definitivo. Podemos plantar as hastes sem raiz, pois se forem bem regadas enraizarão facilmente ou podemos colocá-las alguns dias em água para que desenvolvam raízes.
12-11-2012
18-07-2016
A cultura da batata-doce demora cerca de 4-5 meses, mas não há uma altura própria para ser apanhada, quanto mais tarde se apanhar mais os tubérculos estarão crescidos, isto sem esquecer que quando a temperatura começa a descer a planta também deixa de acumular reservas. Assim, estar em flor não significa que é tempo de colher, pois até há variedades que dão flor muito precocemente, como o caso da batata doce de polpa roxa.
Devemos efetuar mondas e devemos evitar que as guias quando tocam no solo enraízem, pois isso afeta a produção. Desta forma devemos levantar as guias semanalmente ou usar rega gota a gota, pois neste último caso a planta só tem água no caule o que dificulta o enraizamento das hastes. Não é necessário cortar as ramas, pois quanto maior for a planta mais força tem para armazenar energias e criar tubérculos. A colheita deve ser feita em tempo seco e devemos guardar as batatas em local escuro e ao abrigo da humidade. 

Curiosidades: Existem cerca de 400 variedades de batata-doce, com diferentes tamanhos formatos e cores; Acredita-se que os primeiros europeus a provar batata-doce foram os membros da expedição de Cristóvão Colombo em 1492; Em Portugal, temos a batata-doce de Aljezur com IGP (Indicação Geográfica Protegida), onde se cultiva a variedade “Lira”; Há referência a um estudo que afirma que a atividade antioxidante da batata-doce de polpa roxa é superior à do mirtilo; Os indianos acreditam que o pudim feito de batata-doce é afrodisíaco; Esta planta pertence ao género da invasora Ipomoea indica e da ornamental Ipomoea purpurea.

Nota: 1º atualização; Original de 07.12.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...