sexta-feira, 12 de abril de 2019

Balsamita


17-05-2018
Nome científico: Tanacetum balsamita
Sinonímia: Chrysanthemum balsamita, Balsamita mayor
Nome comum: Balsamita
Família:  Asteraceae ou Compositae
Origem: Europa e Ásia

16-05-2016
16-05-2016
A balsamita é uma planta herbácea com um ciclo de vida perene. Possui um aroma balsâmico suave e desenvolve rizomas que originam a formação de pequenos aglomerados. As suas folhas, lanceoladas e com bordas serrilhadas, nascem a partir de um caule curto. As suas pequenas flores encontram-se reunidas em capítulos. A sua floração ocorre principalmente durante os meses de verão .

10-10-2017
Propriedades e utilizações: São-lhe apontadas propriedades anti-sépticas, digestivas e laxantes. Sendo recomendada para auxiliar o sistema digestivo e capaz de estimular o fígado. Externamente pode ser usada para tratar queimaduras e picadas de insetos.
29-06-2016
11-07-2016
As suas folhas jovens são comestíveis, podendo ser picadas e adicionadas a saladas ou sopas. Podem, ainda, ser usadas como tempero de cozinhados com aves e quando colocadas, durante a cozedura, nas formas de bolos conferem-lhe aroma. 
Contudo, devemos usar sempre as folhas com moderação, pois em grandes quantidades sentimos um sabor amargo em vez de um agradável sabor a menta.
14-07-2016
As suas folhas dão origem a uma deliciosa infusão.
As pétalas da sua flor podem ser usadas para conservas.
É uma planta com interesse ornamental e na horta pode ser usada como repelente de insetos (pulgões e mosca branca).
As suas folhas secas mantêm a sua fragrância por muito tempo, podendo ser usadas em potpourri ou saquinhos aromáticos como repelente de traças.

Cultivo: Deve ser plantada num local com bastante exposição solar. Aprecia solos secos e bem drenados. Quando cresce à sombra produz muitas folhas e a floração é reduzida. Multiplica-se por sementes ou pela divisão dos rizomas.

Curiosidades: Antigamente, as folhas secas ou frescas desta planta eram usadas na fermentação da cerveja, mas atualmente foram substituídas pelo lúpulo (Humulus lupulus); Já foi conhecida por planta-da-bíblia, pois as suas folhas eram usadas como um marcador de páginas na Bíblia, mantendo-as livres de traças e perfumando-as com a sua fragrância refrescante de cânfora; Na cozinha já não é muito usada, pois foi substituida pela hortelã; Partilha algumas características com o Tanacetum vulgare.

Sem comentários:

Enviar um comentário

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...