quinta-feira, 20 de abril de 2017

Tanaceto vulgar

22-04-2015

Nome científico: Tanacetum vulgare L.
Sinonímia: Chrysanthemum vulgare
Nomes comuns: Tanaceto-vulgar, Tanaceto, Atanásia, Tanásia, Atanásia-das-boticas, Piretro, Erva-de-São-Marcos, Erva-dos-vermes, Joina-das-searas, Catinga-de-mulata, Tansy (em inglês)
Família: Asteraceae (ou Compositae)
Origem: Europa e Ásia

23-11-2012
17-11-2014
O tanaceto-vulgar é uma planta herbácea e vivaz. Possui caules eretos e as suas folhas verdes e aromáticas são pinadas com numerosos folíolos profundamente dentados. As suas flores pequenas são amarelas e encontram-se agrupadas em capítulos formando um corimbo denso e aplanado. A sua floração ocorre durante o verão.

Propriedades e utilizações: Na medicina popular, esta planta foi usada para expulsar parasitas intestinais do organismo humano. Hoje em dia, dada a sua toxicidade (pois a planta é venenosa se for ingerida regularmente ou em grandes quantidades) não é mais usada. Externamente, usa-se o seu óleo essencial para combater o reumatismo.
12-06-2015
08-07-2015
25-06-2015
A planta (tanto verde como seca) tem propriedades inseticidas, podendo repelir insetos como moscas, formigas e pulgas. Há indicações que pode ser usada para repelir traças nos armários e até pulgas de cães ou gatos.
As suas flores atraem insetos auxiliares, como por exemplo sirfídeos e borboletas. Para além disso, podem ser usadas como flores de corte. Quando são secas mantêm algum do seu perfume.
O tanaceto-vulgar é muito utilizado como planta ornamental, mas é mais conhecido nas hortas como planta companheira e no controlo biológico de pragas, devido à sua ação repelente de insetos. Consta que a sua presenta estimula cucurbitáceas, framboeseiras, roseiras e árvores de fruto em geral, repelindo também insetos destas plantas. Quando plantado junto das batatas ajuda a repelir o escaravelho-da-batata. Podemos espalhar pela horta as folhas frescas ou secas, assim como podemos experimentar o extrato fermentado (1kg de plantas por 10 litros água) contra a mosca da couve ou a infusão (30g de folhas, caules e hastes florais, por litro de água) contra pulgões e míldio (nos tomateiros, por exemplo).
15-07-2015
15-07-2015
Dos seus rebentos e folhas podemos obter um corante verde e as suas flores podem dar origem a um corante amarelo.

Cultivo: Cresce em terrenos incultos perto de água e frequentemente em locais pedregosos. Prefere solos com boa drenagem. Multiplica-se pela divisão da planta ou por sementes.

Curiosidades: Como já referimos quando falámos na artemísia, o nome do género Tanacetum deriva do latim medieval "tanazita", que por sua vez vem do grego "Athanasia" (imortal, a longo prazo), referindo-se às inflorescências da planta ou a algumas bebidas feitas a partir das suas folhas e que se acreditava darem a vida eterna; O nome da espécie vulgare significa vulgar ou comum; Há relatos que esta planta foi cultivada nos jardins de ervas de Carlos Magno; Muito assemelham o seu curioso odor a uma mistura entre cânfora e alecrim.

Sem comentários:

Enviar um comentário

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...