terça-feira, 4 de setembro de 2018

Tradescantia sillamontana

04-09-2018

Nome científico:
Tradescantia sillamontana
Sinonímias: Tradescantia pexata H.E.Moore
Família: Commelinaceae
Origem: México

24-10-2017
A planta Tradescantia sillamontana é uma herbácea muito ramificada com um ciclo de vida perene. A maior característica desta planta são os pelos branco-acinzentados que cobrem completamente todas as suas partes: folhas, caules, brotos e até mesmo os botões. Os seus caules atingem uma altura entre 30 a 40 cm, primeiro são eretos e depois prostrados, estes quando tocam no solo têm tendência a enraizar facilmente. As suas folhas são carnudas e ovais. As suas flores são vistosas de coloração rósea, solitárias e terminais.

09-10-2017
Utilizações: Esta planta é usada como ornamental principalmente devido à sua folhagem diferente e vistosa.
Pode ser plantada em grupos, formando maciços ou pode ser usada em vasos como planta pendente. Isto tanto no exterior como no interior, desde que esteja num local bastante ensolarado.

04-09-2018
Cultivo: É uma planta endémica das áreas secas do estado de Nuevo León, no nordeste do México. Aprecia grande incidência de luz solar, podendo ser cultivada em pleno sol embora o sol direto no verão possa causar queimaduras nas suas folhas. Gosta de solos ricos em matéria orgânica e com boa drenagem. É uma planta pouco exigente em água, sendo umas das variedades de Tradescantia mais resistente a períodos de seca. Pode perder a parte aérea durante o inverno com frio ou geadas fortes, mas normalmente consegue rebrotar na primavera seguinte. Não necessita de podas, bastando remover as folhas e caules secos ou danificados. Multiplica-se facilmente através de estacas ou pela divisão da planta.
04-09-2018

Curiosidades: O nome do género é uma homenagem a John Tradescanta, o jardineiro do rei Charles I de Inglaterra que viveu no século XVII; Esta planta pertence ao mesmo género da Tradescantia pallida, da Tradescantia zebrina e da invasora Tradescantia fluminensis; Em Portugal desconheço o seu nome comum, contudo no Brasil há vários, entre eles: Veludo-branco e Tradescantia-lanosa; O nome da espécie sillamontana (Silla + montanha) está relacionado com o local de origem desta planta, ou seja, Cerro de la Silla, uma montanha situada em Monterrey, Nuevo León, no nordeste do México; Os pelos brancos que cobrem a planta ajudam-na a proteger da luz solar direta e da evaporação excessiva.

5 comentários:

  1. A minha tradescantia sillamonrana floresceu no dia 18 de abril de 2018.Gostaria de saber se o florescimento se dá sempre no inverno ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá.
      A nossa floresce, a maioria das vezes, durante o outono mas nós estamos em Portugal.
      Cumprimentos.

      Eliminar
  2. A minha amanheceu florida. Linda! Um presente pq foi a primeira floração da planta.

    ResponderEliminar
  3. A minha está linda, embora seja a primeira muda que tem cerca de 25cm de altura. A primeira flor nasceu dia 8 de Setembro, pelo que confirmo que em Portugal floresce por alturas do início do Outono. Suportou o sol directo no Verão e está a aguentar com firmeza os aguaceiros.
    Grata, Faroleco, por toda a informação cuidada.
    Abraço.
    Lília Tavares. 🌱

    ResponderEliminar

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...