terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Tradescantia zebrina

13-07-2015

Nome científico: Tradescantia zebrina
Sinonímia: Zebrina pendula
Família: Commelinaceae
Origem: América do Norte, México

24-10-2014
A planta Tradescantia zebrina é uma herbácea rasteira de ciclo de vida perene. Possui uma folhagem prostrada e suculenta. As suas folhas são ovaladas, brilhantes, de coloração arroxeada, com duas faixas prateadas na face superior. As suas flores possuem três pétalas, são pequenas e róseas.

Utilizações: Esta planta é muito decorativa e ornamental, principalmente devido ao seu efeito pendente em vasos suspensos. Pode ser colocada tanto em terra como só na água. Ao ser utilizada em locais de sombra tende a formar tapetes contínuos.

Cultivo: Esta planta deve ser cultivada à meia-sombra ou sombra. Aprecia solo fértil e mantido húmido. Sofre com o frio intenso ou geadas fortes. Multiplica-se facilmente por estacas ou pela divisão da ramagem enraizada.
23-04-2015
10-12-2015
13-07-2015

Curiosidades: Em Portugal desconheço o seu nome comum, contudo no Brasil há vários, entre eles: Lambari, Judeu-errante, Trapoeraba-roxa, Trapoeraba-zebra; Cada flor dura um dia, mas novas flores armazenadas nas brácteas abrem sequencialmente; Pertence ao mesmo género da Tradescantia pallida e da invasora Tradescantia fluminensis; Estas plantas, as Tradescantias, devem o seu nome a John Tradescant, um jardineiro do rei Charles I de Inglaterra que viveu no século XVII.

Sem comentários:

Enviar um comentário

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...