sexta-feira, 21 de julho de 2017

Tecoma stans

23-04-2017

Nome científico: Tecoma stans
Sinonímia: Bignonia stans
Família: Bignoniaceae
Origem: América Central e do Sul

20-04-2017
23-04-2017
A planta Tecoma stans é um arbusto (ou pequena árvores) com um ciclo de vida perene. É uma planta lenhosa, muito ramificada e que geralmente cresce de 1,5 a 6 m de altura. As suas folhas são verdes, pinadas, compostas por folíolos lanceolados com margens serrilhadas e nervuras bem marcadas. As suas flores são de cor amarela-brilhante e têm uma forma tubular. Os seus frutos parecem vagens, mas na verdade são cápsulas deiscentes, alongadas e compridas, verdes no início e castanhas quando amadurecem. Estas quando abrem libertam inúmeras sementes aladas.
28-04-2017
05-07-2017
27-05-2017

Utilizações: Muito usada nos jardins pela sua floração, podendo compor maciços ou plantar-se de forma isolada. Apesar de ser um arbusto, quando tutorado, comporta-se como trepadeira capaz de cobrir pérgulas e muros.
Pode, ainda, ser usada para desenvolver bonsais.
As suas flores atraem insetos, tais como as abelhas.

23-04-2017
28-04-2017
Cultivo: Deve ser plantada em locais com sol pleno. Aprecia solos férteis. Deve ser regada nos meses mais quentes, apesar de tolerar pequenos períodos de seca. A sua folhagem sofre um pouco com as geadas e com os ventos fortes do inverno, mas recompõe-se durante a primavera. Multiplica-se através de estacas e sementes.

Curiosidades: O nome do género Tecoma está relacionado com uma palavra mexicana que designa flores tubulares; O nome da espécie stans significa vertical ou ereto, possivelmente devido à posição das suas flores; O seu fruto contém em média 77 sementes aladas; No Brasil, onde foi introduzida, é considerada uma planta invasora, capaz de inutilizar pastagens e prejudicar a regeneração de áreas degradadas; Da mesma família e com flores parecidas, mas de cores diferentes, temos a Podranea ricasoliana e a Campsis radicans.


2 comentários:

  1. Gostei muito desta árvore; gostava de a ter! Por favor, onde posso arranjar sementes ou estacas, já que se reproduz destes pois modos? Obrigada pela explicação, gostei.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Laura,
      Temos muitas sementes, mas nunca semeamos e, por isso, não sabemos se são viáveis. No entanto, se desejar poderemos-lhe enviar algumas para experimentar.
      Temos algumas estacas na terra, se pegarem também podemos partilhar e fazemos mais uma troca ;)
      Um abraço

      Eliminar

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...