sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Santolina

 
12-06-2015
Nome científico: Santolina chamaecyparissus
Sinonímias: Santolina marchii
Nomes comuns: Santolina, Abrótano-fêmea, Guarda-roupa, Pequeno-limonete, Roquete-dos-jardins
Família: Asteraceae (Compositae)
Origem: Europa (Mediterrâneo)

11-11-2012
A santolina é uma planta arbustiva (ou subarbustiva) com um ciclo de vida perene. Apresenta um porte baixo, alcançando entre 30 a 90 cm de altura. É ramificada e forma pequenas moitas densas. As suas folhas são cinzentas, finamente divididas e muito aromáticas. As suas flores amarelas apresentam-se agrupadas em capítulos.

Propriedades e utilizações: A santolina é considerada uma planta anti-inflamatória, antiespasmódica, antisséptica, digestiva, aperitiva e expetorante. Popularmente, as suas flores e folhas são usadas em infusões contra parasitas intestinais e como estimulante digestivo. Serve, ainda, para sarar feridas e para aliviar picadas de insetos.
29-05-2013
29-05-2014
10-06-2016
As folhas são também usadas na culinária como aromatizante.
As suas flores quando colhidas podem compor arranjos florais e, depois de secas, são excelentes para pot-pourris. Tanto as suas flores como as suas folhas podem ser utilizadas nos roupeiros para afastar a traça e para perfumar armários, bibliotecas e guarda-roupas.
Um óleo essencial é extraído das suas folhas ou flores, sendo depois usado na cosmética.
04-11-2013
Nos jardins, esta planta pode ser usada na formação de sebes baixas, maciços e bordaduras, demarcando canteiros e caminhos. Pode, ainda, ser plantada em vasos e jardineiras. A sua rusticidade e tolerância à estiagem tornam-na ideal para jardins onde não há muita água disponível.
09-06-2014
As suas folhas e hastes florais devem ser colhidas no verão e secas para uso posterior.
Devemos ter em atenção que as suas folhas podem causar irritação em peles sensíveis.

Cultivo: Deve ser cultivada em locais solarengos, pois suporta bem o calor. Aprecia solos férteis e que tenham boa drenagem, pois não tolera encharcamentos. Depois de estabelecida resiste a períodos de estiagem. Podemos podar regularmente a planta para estimular rebentos novos e para manter o seu formato arredondado. Multiplica-se por divisão da ramagem enraizada, estacas ou sementes.

12-06-2015
09-06-2015
Curiosidades: O nome do género, Santolina, deriva do latim sanctus (sagrado) e linum (linho), baseando-se num nome antigo desta planta; O nome comum Guarda-roupa está relacionado com a sua eficácia para repelir traças; A Santolina chamaecyparissus subsp. chamaecyparissus é uma subespécie presente no território português.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...