terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Mélia

22-05-2016

Nome científico: Melia azedarach
Sinonímias: Melia australis, Melia candolei, Melia japonica, Melia sempervirens
Nomes comuns: Mélia, Amargoseira, Conteira, Árvore-do-rosário, Cinamomo, Lilás-das-índias, Árvore-das-missangas
Família: Meliaceae
Origem: nativa do oriente (da Ásia até à Austrália)

23-09-2014
22-07-2015
A mélia é uma árvore de folhagem caduca e que pode alcançar entre 6 a 15 m de altura. Possui uma copa semi-arredondada e densa. O seu tronco é direito, de casca gretada e uma cor cinzento-escura que se torna verde nos ramos. As suas folhas verdes são alternas, de grande tamanho e bipinuladas. As suas flores são lilases, aromáticas, nectaríferas e dispõem-se em grandes inflorescências axilares (panículas). Os seus frutos globosos (drupas esféricas) no início são verdes, mas rapidamente se tornam amarelos. Cada fruto contém no seu interior uma semente dura.

14-02-2017
22-05-2016
Propriedades e utilizações: A mélia é uma árvore usada em parques e jardins, onde normalmente é plantada isolada. Proporciona sombra e é ornamental mesmo quando perde as folhas, pois fica coberta com as suas pequenas bagas amarelas. Esta espécie também pode ser cultivada como bonsai.
As suas flores são aromáticas e atraem insetos.
Os seus frutos são muito tóxicos para humanos e suínos, no entanto as aves utilizam-nos como alimento.
A sua madeira também pode ser usada no fabrico de móveis, caixas, cabos de ferramentas e brinquedos, mas consta que é fraca e quebradiça.
Estudos recentes revelaram que toda a árvore (mas principalmente os seus frutos) contém saponinas e um alcaloide, a Azaridina, que pode ser usado como inseticida no controlo de algumas pragas das plantas. Aqui temos uma receita. Há também indicação que alguns estudos comprovaram a eficiência de suas folhas e frutos como conservante natural de grãos e sementes.
22-05-2016
04-02-2017
24-05-2016

Cultivo: Aprecia locais ensolarados. É, em traços gerais, uma árvore com poucas exigências. Depois de estabelecida é resistente à secura e ao frio. Apresenta um crescimento rápido. Multiplica-se por sementes e estacas.
16-06-2016
04-02-2017
09-01-2017
Curiosidades: O nome do género Melia deriva do grego melis que significa freixo (pela semelhança das suas folhas com as desta árvore); Em alguns países é considerada uma árvore sagrada; O seu nome comum, conteira, está relacionado com a utilização das suas sementes ("contas") no fabrico artesanal dos rosários; Esta árvore naturalizou-se em várias zonas do mundo, crescendo subespontânea na América, Mediterrâneo e África; Em Portugal, está na lista de espécies com potencial invasor; É da mesma família do Neem (Azadirachta indica), mas apesar das semelhanças estas espécies não devem ser confundidas.

4 comentários:

  1. Adoro mélias! São lindíssimas em qualquer altura do ano: agora despidas e cobertas de frutos e, mais tarde, com folhas, flores e elegantes silhuetas. As suas publicações são sempre muito interessantes. Aprendo imenso. Até breve.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá.
      Agradecemos a visita e as simpáticas palavras!
      Um abraço

      Eliminar
  2. gostei muito do artigo, muito completo. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá.
      Agradecemos a visita e as simpáticas palavras!
      Um abraço

      Eliminar

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...