quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Piracanta

 
02-12-2015
Nome científico: Pyracantha angustifolia
Nomes comuns: Piracanta, Piricanto
Família: Rosaceae
Origem: China

01-11-2011
12-12-2012
A planta piracanta é um arbusto espinhoso com um ciclo de vida perene. Apresenta um caule ramificado e lenhoso com ramos emaranhados (inclinados e eretos). As suas folhas verdes são compridas mas estreitas, lanceoladas e muito pilosas na página inferior. As suas flores são pequenas mas numerosas, brancas e dispostas em cachos umbelares. Os seus frutos são pequenas drupas, esféricas e alaranjadas.
 
28-05-2014
02-12-2015
Utilizações: Esta planta é conhecida por atrair vida selvagem para o jardim, principalmente aves, pois os seus frutos apesar de serem adstringentes e amargos para os seres humanos, são uma fonte de alimento para as aves.
23-06-2013
Este arbusto é bastante utilizado como planta ornamental, tanto em conjunto como isolado devido ao aspeto decorativo das suas flores e dos seus frutos.
É interessante para construir sebes de segurança (cercas vivas defensivas), devido aos seus espinhos e ao facto de formar maciços densos.
Também é uma planta utilizada para bonsai.
07-01-2015
09-11-2016

Cultivo: Considerada uma planta rústica e de baixa manutenção. Aprecia sol pleno, mas pode tolerar a meia-sombra (florescendo e frutificando menos nesta situação). Gosta de solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente nos primeiros anos após o plantio. 
09-12-2013
Depois de estabelecida, torna-se resistente e capaz de tolerar períodos de estiagem. Muito tolerante a podas, podendo ser podada em qualquer altura do ano. Pode tolerar a poluição atmosférica e ventos fortes. 
Multiplica-se por sementes (a sementeira deve ser feita assim que os frutos estão maduros, sendo que a polpa deve ser totalmente removida, pois pode inibir a germinação) e por estacas (semilenhosas de 5-10 centímetros no verão).

Curiosidades: O nome do género, Pyracantha, deriva do grego Pyrus que significa fogo e acanthos que que dizer espinhoso, isto em associação à coloração dos seus frutos e aos seus ramos espinhosos; O nome da espécie, angustifolia, significa "folha estreita"; Muito semelhante a esta espécie temos a Pyracantha coccinea, sendo que uma das principais diferenças está nas suas folhas mais largas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...