terça-feira, 25 de outubro de 2016

Salvia leucantha


07-10-2016
Nome científico: Salvia leucantha Cav.
Sinonímia: Salvia bicolor, Salvia leucantha f. iobaphes
Nomes comuns: Sálvia-mexicana, Sálvia-bicolor, Mexican bush sage (em inglês), Salvia rabo-de-gato (em espanhol)
Família: Lamiaceae (antiga Labiata)
Origem: América Central (México)

29-05-2013
04-11-2015
A Salvia leucantha é um subarbusto com um ciclo de vida perene. Normalmente não ultrapassa 1 metro de altura e forma uma grande moita arredondada. A sua folhagem é aromática e as suas folhas são lanceoladas, crenadas a serradas e rugosas, estas são de cor verde-claro na página superior e esbranquiçadas na inferior. Apresenta uma inflorescência densamente lanosa disposta em espigas longas e terminais. As suas flores são brancas com cálice roxo. A sua floração ocorre principalmente na primavera e no verão.
16-06-2016
07-10-2016
22-10-2016
Utilizações: Nos jardins, devido à sua floração abundante, pode ser usada em grandes canteiros. Pode, ainda, ser usada para formar bordaduras e grandes maciços.
As suas flores atraem borboletas e outros insetos para os jardins.
No México é usada na medicina tradicional como remédio para doenças respiratórias, mas apesar de lhe serem atribuídas estas propriedades medicinais não há estudos que as comprovem.

22-11-2015
04-11-2015
Cultivo: Desenvolve-se bem a sol pleno, mas adapta-se a alguma sombra desde que tenha algumas horas de luz solar direta. Aprecia um solo rico em matéria orgânica, bem drenado e irrigado somente quando a terra estiver seca. No inverno, se as geadas forem fortes devemos proteger as raízes da planta com folhas secas ou palha. Devemos fazer uma poda de manutenção, removendo de folhas e flores murchas/secas. Multiplica-se por sementes e, mais facilmente, por estacas.
20-09-2016

Curiosidades O nome do género salvia deriva do latim salvus (que significa saúde) ou salveo (que significa para curar) aludindo às propriedades medicinais das plantas desse género; O nome da espécie leucantha tem origem no grego leukos (que significa "branco") e anthos (que significa "flor"), chamando a atenção para as suas flores brancas, já que a parte roxa é apenas o cálice; É curioso o nome em inglês para a sálvia, ou seja, sage que em português é sábio.

7 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá Laercio,
      Nas pesquisas que efetuamos é, por vezes, mencionado que esta planta era usada na medicina popular no México, contudo não há estudos que comprovem ou expliquem essas propriedades medicinais!
      A sua principal utilização é como planta ornamental.
      Um abraço

      Eliminar
  2. E dificl encontrar dados sobre esta planta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Laercio,
      Através do nome científico (ou sinonímias) da planta torna-se mais fácil procurar informações!
      Um abraço

      Eliminar
    2. Mesmo assim não encontrei, mas obrigado pela atenção

      Eliminar

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...