terça-feira, 25 de outubro de 2016

Salvia leucantha


07-10-2016
Nome científico: Salvia leucantha Cav.
Sinonímia: Salvia bicolor, Salvia leucantha f. iobaphes
Nomes comuns: Sálvia-mexicana, Sálvia-bicolor, Mexican bush sage (em inglês), Salvia rabo-de-gato (em espanhol)
Família: Lamiaceae (antiga Labiata)
Origem: América Central (México)

29-05-2013
04-11-2015
A Salvia leucantha é um subarbusto com um ciclo de vida perene. Normalmente não ultrapassa 1 metro de altura e forma uma grande moita arredondada. A sua folhagem é aromática e as suas folhas são lanceoladas, crenadas a serradas e rugosas, estas são de cor verde-claro na página superior e esbranquiçadas na inferior. Apresenta uma inflorescência densamente lanosa disposta em espigas longas e terminais. As suas flores são brancas com cálice roxo. A sua floração ocorre principalmente na primavera e no verão.
16-06-2016
07-10-2016
22-10-2016
Utilizações: Nos jardins, devido à sua floração abundante, pode ser usada em grandes canteiros. Pode, ainda, ser usada para formar bordaduras e grandes maciços.
As suas flores atraem borboletas e outros insetos para os jardins.
No México é usada na medicina tradicional como remédio para doenças respiratórias, mas apesar de lhe serem atribuídas estas propriedades medicinais não há estudos que as comprovem.

22-11-2015
04-11-2015
Cultivo: Desenvolve-se bem a sol pleno, mas adapta-se a alguma sombra desde que tenha algumas horas de luz solar direta. Aprecia um solo rico em matéria orgânica, bem drenado e irrigado somente quando a terra estiver seca. No inverno, se as geadas forem fortes devemos proteger as raízes da planta com folhas secas ou palha. Devemos fazer uma poda de manutenção, removendo de folhas e flores murchas/secas. Multiplica-se por sementes e, mais facilmente, por estacas.
20-09-2016

Curiosidades O nome do género salvia deriva do latim salvus (que significa saúde) ou salveo (que significa para curar) aludindo às propriedades medicinais das plantas desse género; O nome da espécie leucantha tem origem no grego leukos (que significa "branco") e anthos (que significa "flor"), chamando a atenção para as suas flores brancas, já que a parte roxa é apenas o cálice; É curioso o nome em inglês para a sálvia, ou seja, sage que em português é sábio.

1 comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...