quinta-feira, 16 de junho de 2016

Perilla roxa (ou Shiso roxa)


24-05-2016
Nome científico: Perilla frutescens var.purpurascens
Nomes comuns: Perilla, Shiso, Perila, Manjericão-chinês
Família: Lamiaceae ou Labiatae
Origem: Ásia Oriental

A perilla é uma planta herbácea com um ciclo de vida anual. Possui um porte ereto e ramificado, podendo atingir entre 40 a 60 cm de altura. As suas folhas são opostas, ovadas com margens dentadas e geralmente são verdes, mas existem variedades com folhas roxas, vermelhas ou variegadas. As suas flores são pequenas, de cor branca ou rosada e dão origem a inúmeras sementes de cor preta.
Esta planta é muito cultivada e consumida em vários países asiáticos, fazendo parte da cozinha tradicional asiática. Hoje em dia já se usa em muitos países ocidentais, onde se conhece pelo seu nome japonês: shiso.

13-04-2016
Propriedades e utilizações: São-lhe atribuídas algumas propriedades medicinais, como por exemplo: antialérgica, antibacteriana, antisséptica, antitússica, expetorante e tónica.
Tradicionalmente, as suas folhas são usadas em infusão no tratamento de constipações, gripes, dores abdominais e náuseas, em vapores para limpar as vias aéreas e o seu sumo é utilizado para o tratamento de cortes e ferimentos.
Há estudos recentes que indicam que o extrato desta planta pode ser útil no alívio de sintomas da asma e nas reações anafiláticas graves como as produzidas por alergia a moluscos, amendoins ou picadas de abelha.
Devemos ter em atenção que o seu consumo pode ter um efeito sedativo suave em algumas pessoas. Assim como as mulheres grávidas devem evitar o consumo desta planta.
As folhas da perilla possuem um sabor entre o da canela e o do anis. Alguns estudos indicam que têm um alto teor de ferro, cálcio e ómega 3. São usadas principalmente como tempero, mas também podem ser consumidas cruas ou cozidas em diversos tipos de pratos. As suas folhas jovens são ideais para saladas, decoração de pratos ou sushi. As folhas mais velhas, como são mais adstringentes, podem ser usadas para aromatizar sopas, pickles ou tofu. Podem, ainda, ser usadas para dar cor e conservar frutos, por exemplo no Japão são amplamente utilizadas na conservação de alimentos, em particular ameixas (o umeboshi).
04-05-2016
04-05-2016
Para além do chá podemos obter uma bebida refrescante, para isso basta acrescentar algumas gotas de limão à infusão preparada (quanto mais limão acrescentarmos mais viva fica a cor vermelha). Depois é adoçar a gosto e beber bem fresco.
Os cachos de flores imaturas são utilizadas para decorar as sopas e as amadurecidas podem ser fritas.
A flor, mais doce que o açúcar, é muito usada na confeitaria japonesa.
As sementes, muito aromáticas, podem ser adicionadas a saladas ou usam-se como condimento em pratos de carne e peixe. As sementes conservadas em sal, podem ser utilizadas para aromatizar os pickles e estão presentes no tempero japonês “shichimi”.
Outra variedade de perila (Perilla frutescens var. frutescens) produz sementes que são utilizadas na alimentação humana e na de aves. As suas sementes são também usadas para a extração de óleo vegetal.
O óleo essencial é utilizado para aromatizar alimentos e dentífricos.
Também há cultivares disponíveis para uso como planta ornamental em jardins.

24-05-2016
24-05-2016
Cultivo: Aprecia a exposição solar e temperaturas acima dos 18ºC embora tolere uma temperatura de até 12°C sem maiores problemas. Prefere solos arenosos ou argilosos bem drenados, mas não necessariamente férteis. Desenvolve-se melhor em ambiente húmido. Devemos ir cortando as folhas e as hastes florais para promovermos o crescimento de novas folhas e a ramificação da planta. Multiplica-se através de sementes. As sementes amadurecem de 3 em 3 meses, mas a sua viabilidade é curta, sendo inferior a um ano. A sementeira deve ser feita pela primavera.

Curiosidades: A classificação da perilla é confusa, isto porque em parte os botânicos tentaram sempre distinguir os dois cultivares (como diferentes espécies ou variações); As duas formas botânicas mais cultivadas são a de folha verde e a de folha roxa (ou vermelha); A perilla é uma das poucas plantas aromáticas usadas na gastronomia japonesa; Inicialmente as sementes da planta eram utilizadas para fazer óleo para as lamparinas, porém mais tarde este veio a ser substituído por óleos mais baratos.

5 comentários:

  1. Gosto muito desta,tem uma linda cor!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos sementes! Depois enviamos.
      Um abraço

      Eliminar
    2. Olá, boa tarde. Gostaria de saber como adquirir as sementes ou mudas. Grata

      Eliminar
    3. Olá Bia de Camargo,
      Nós temos sementes, envie-nos um email para faroleco@gmail.com
      Um abraço

      Eliminar
  2. Boas

    Sou de Ílhavo e tenho cultivado a Perilla roxa que troxe em 2014 da Associação Dulce Revolucion em Lérida. As únicas sementes que tinha não germinaram.
    Era possível fornecerem-me algumas?

    Fica o contacto:
    arieuqrec@gmail.com 917913233

    Abraço

    Luís Cerqueira

    ResponderEliminar

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...