sexta-feira, 15 de abril de 2016

Maracujá banana


10-06-2015
Nome científico: Passiflora mollissima
Sinonímias: Passiflora tripartita var. mollissima, Passiflora tomentosa var. mollissima, Tacsonia mollissima, Murucuia mollissima
Nomes comuns: Maracujá-banana, Curuba
Família: Passifloraceae
Origem: América do Sul
24-09-2014
10-06-2015
10-06-2015












A planta maracujá-banana é uma trepadeira com um ciclo de vida perene e pode atingir cerca de 7 metros de comprimento. As suas folhas verdes e brilhantes são alternas e pecioladas com lóbulos oblongo-lanceolados. As suas flores são grandes, rosadas, solitárias e tubulares pendentes. O seu fruto é uma baga oblonga de cor verde enquanto se desenvolve e amarela quando madura, esta contém uma polpa alaranjada e muitas sementes pretas.

02-12-2015
17-12-2015
14-09-2015
Utilizações: A polpa dos frutos maduros é comestível (tal como o maracujá, Passiflora edulis) e caracteriza-se por ter um sabor doce e ácido. Os maracujás-banana podem ser consumidos ao natural ou podem ser utilizados em doces, sumos, sobremesas, gelados ou como aromatizante para bebidas (cocktails, vinhos). Por exemplo, na Bolívia, o seu sumo misturado com aguardente e açúcar é servido como um cocktail antes do jantar. Na Colômbia retiram-se as sementes e serve-se a polpa com leite e açúcar.
 A planta é usada como ornamental devido às suas inúmeras e bonitas flores. Estas atraem muitos insetos polinizadores, como por exemplo as abelhas.
20-03-2016
13-04-2016

Cultivo: A planta é uma trepadeira vigorosa e resistente, sendo considerada umas das poucas espécie de maracujá que suporta relativamente bem o frio (até -5º). Deve ser plantada ao sol ou meia-sombra. Aprecia solos férteis e que tenham boa drenagem. Gosta de regas regulares no verão. Deve ser podada para que se mantenha saudável e para estimular a floração. Multiplica-se a partir de sementes.
 
13-04-2016
Curiosidades: Em alguns artigos a Passiflora tarminiana aparece como sinónimo da P. mollissima, isto porque a primeira antigamente era considerada uma subespécie da segunda. Hoje, apesar das semelhanças, são reconhecidas características que distinguem as duas espécies; O nome comum deve-se ao facto do fruto se assemelhar a uma pequena banana direita e com pontas curvas; Esta planta pode durar 20 anos quando encontra as condições adequadas; Os frutos podem amadurecer à temperatura ambiente se a casca ainda se encontrar um pouco verde; Devemos ter em atenção o carácter invasor desta espécie em certos climas (como na Nova Zelândia, Havai e África do Sul).

13 comentários:

  1. Respostas
    1. A frutificação pode ocorrer em vários momentos de acordo com as condições a que a planta está sujeita.
      Na nossa experiência (como mostra a data das fotos), as flores começam a surgir no verão e os frutos estão prontos a consumir na primavera.
      Um abraço

      Eliminar
  2. Quanto custam as sementes?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Duarte,
      Nós preferíamos fazer troca, mas de qualquer maneira envie-nos um e-mail para faroleco@gmail.com
      Um abraço

      Eliminar
  3. Boa noite, sempre tive curiosidade de provar este fruto, já que gosto bastante de maracujá roxo, mas não encontro á venda em lugar nenhum! Já me falaram que é bastante bom, gostaria imenso ter cá no meu quintal. Pode me indicar como obter sementes ou o fruto. Aguardo uma resposta. Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Elsa.
      Nós temos sementes e podemos-lhe enviar! Fazemos uma troca ;) Se lhe interessar envie-nos um e-mail para faroleco@gmail.com
      Um abraço

      Eliminar
  4. Ok, gostei mas, deixe eu te perguntar. Qual semente você queria daqui da Bahia para fazer troca, ou vender.(Isto é, caso você queira) Por favor, me informe via e-mail abaixo.

    razevedo98@gmail.com

    ResponderEliminar
  5. Bom dia
    Acabei de comer um agora.
    Aqui nos Açores frotifica quase todo o ano.
    Abraço
    Carlos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá.
      Pois... devido ao clima pode desfrutar mais deste fruto :)
      Um abraço

      Eliminar
  6. Boas. Eu vivo no norte, na cidade da invicta e arredores. E possuo um quintal. Tenho esse fruto em casa. E descobriu s que dava fruto. Depois d se ter plantado um excerto.Gostava de saber mais sobre o cultivo e a comercialização deste. Sei que não tem protecção por parte da entidade da agricultura.

    Além de não deitar nenhum fertilizante. Só se tira a folhagem já seca.

    E continua a dar fruto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Sobre o cultivo o que sabemos está no post e, em relação, à comercialização nada conhecemos, pois não é esse o nosso objetivo.
      Talvez deva colocar as suas questões a entidades relacionadas com o Ministério da Agricultura.
      Esperamos ter ajudado.
      Disponha.
      Um abraço

      Eliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...