quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Chuchu

22-11-2015
Nome científico: Sechium edule
Sinonímias: Chayota edulis Jacq, Sicyos edulis Jacq
Nomes comuns: Chuchu, Machucho, Caiota, Pepinela
Família: Cucurbitaceae
Origem: América Central

20-06-2012
O chuchu é uma trepadeira herbácea normalmente com um ciclo de vida vivaz. Possui raízes finas e ramos delgados com gavinhas, pelo que necessita de um suporte para que possa crescer e atingir vários metros de comprimento. As suas folhas verdes têm pecíolo com 8 a 15 cm e ligeiros lóbulos (3 a 5 lóbulos triangulares). As suas flores, unissexuais e coaxiais, possuem uma corola rodada e são esbranquiçadas. Os seus frutos, consoante a variedade, podem ter uma forma piriforme, oval ou arredondada, a cor da casca varia do verde-escuro ao branco e esta pode ser lisa ou com espinhos.

09-10-2014
22-11-2014
02-12-2015
17-12-2015










Propriedades e utilizações: O chuchu é um fruto de fácil digestão, rico em fibras e constitui uma ótima fonte de potássio e de vitaminas A, B1 e C. Contém muita água, sendo um alimento com baixo teor de calorias o que o torna um excelente diurético. É, ainda, indicado  como auxiliar no controlo da hipertensão, problemas renais e urinários.
12-01-2013
18-12-2015
10-11-2015
Os frutos consomem-se cozidos, fritos (cortados em fatias e passados por farinha e ovo) e refogados. Normalmente, podemos transformá-los em cremes, sopas, suflês, bolos ou saladas frias. Para consumo como refogado ou salada, devemos escolher os frutos mais novos e com casca brilhante.
Não devemos comer os chuchus crus, pois são duros para mastigar e quando os cortamos e/ou descascamos libertam uma substância viscosa. Podemos consumir as folhas tenras, os rebentos e as raízes da planta. Os rebentos refogados são mencionados como ricos em vitaminas B e C e sais minerais como cálcio, fósforo e ferro.
24-10-2014
22-11-2014
18-12-2015
02-12-2015












Cultivo: O chuchu deve ser cultivado em locais ensolarados. Aprecia solos ricos e frescos. Como devemos manter o solo sempre húmido a cobertura é importante. Devemos, ainda, evitar que o solo fique encharcado, pois a planta é muito sensível tanto ao excesso quanto à falta de água. É uma planta resistente a pragas e doenças. A sua propagação é feita através dos frutos inteiros, que se colocam em pequenas covas nos meses de janeiro e fevereiro, bastando deixar o rebento sobre a terra ou enterrá-lo parcialmente (pois enterrar totalmente o fruto aumenta a probabilidade do rebento apodrecer). 
Para a polinização das flores e formação dos frutos é necessária a presença de insetos polinizadores, principalmente abelhas.
22-11-2015
02-12-2015

Curiosidades: O chuchu é considerado uma hortaliça-fruto, ou seja, um vegetal da categoria dos frutos tal como o tomate (devido ao fato de suas sementes estarem dentro, resultado da fecundação do óvulo da flor, envolvidas pela parte comestível); Era bastante apreciado pelos Aztecas, devido ao seu sabor característico e suave, que permitia ser consumido ao longo de todo o ano; Foi registado pela primeira vez pelo botânico Patrick Browne em 1756; Segundo alguns historiadores, os chuchus já eram cultivados no Caribe na altura do descobrimento da América.

11 comentários:

  1. Ola
    Os chuchus depois de colhidos mantém-se durante todo o inverno como as batatas ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Os chuchus depois de colhidos mantêm-se em perfeitas condições durante alguns dias (no frigorífico mais dias), mas depois a sua consistência muda (murcham e ficam mais duros, alguns acabam por apodrecer e outros ganham um rebento)... por isso, achamos que não se mantêm durante todo o inverno como as batatas!
      Um abraço

      Eliminar
  2. Ola, a planta mantem-se como trepadeira todo o ano ouvtem que ser replantada, tipo feijoeiro? Obg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Onda Encantada,
      As nossas plantas perdem toda a parte aérea durante o inverno devido ao frio/geada e vento. Algumas conseguem rebentar na primavera todos os anos, mas outras acabam por morrer... pensamos que depende das condições que tiverem.
      Esperamos ter ajudado.
      Um abraço

      Eliminar
    2. No final da colheita o chuchu deve ser cortado 50cm acima do solo ..o chuchu não precisa de ser plantado todos os anos, inclusive produz mais a partir do 2 ano..Em locais com geadas no inverno como é o caso aqui em Trás-dos-Montes , deve-se cobrir o solo 1mt a volta do chuchu com vegetação morta..

      Eliminar
    3. Olá Luís Tavares.
      Agradecemos a sua participação.
      Como dizemos no texto, o chuchu possui um ciclo de vida vivaz. Contudo se a planta não tiver as condições adequadas acaba por morrer e não rebenta mais.
      Um abraço

      Eliminar
  3. Quando o chuchu começa a ficar branco, qual seria o motivo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo,
      Há várias variedades de chuchus, podendo, por exemplo, ser brancos ou verdes.
      Esperamos ter ajudado.
      Um abraço

      Eliminar
    2. O Chuchu são todos verdes quando se encontram na fase de crescimento, mudando de cor alguns quando amadurecem que é o caso do Branco, que alé de mudar de cor ganha espinhos que são danados..

      Eliminar
  4. Olá Luís Tavares.
    Aqui temos de discordar.
    Há variedades de chuchus brancos que são logo brancos assim que se começam a formar e nem todos os desta cor ganham espinhos...
    Um abraço

    ResponderEliminar

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...