quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Chuchu

22-11-2015
Nome científico: Sechium edule
Sinonímias: Chayota edulis Jacq, Sicyos edulis Jacq
Nomes comuns: Chuchu, Machucho, Caiota, Pepinela
Família: Cucurbitaceae
Origem: América Central

20-06-2012
O chuchu é uma trepadeira herbácea normalmente com um ciclo de vida vivaz. Possui raízes finas e ramos delgados com gavinhas, pelo que necessita de um suporte para que possa crescer e atingir vários metros de comprimento. As suas folhas verdes têm pecíolo com 8 a 15 cm e ligeiros lóbulos (3 a 5 lóbulos triangulares). As suas flores, unissexuais e coaxiais, possuem uma corola rodada e são esbranquiçadas. Os seus frutos, consoante a variedade, podem ter uma forma piriforme, oval ou arredondada, a cor da casca varia do verde-escuro ao branco e esta pode ser lisa ou com espinhos.

09-10-2014
22-11-2014
02-12-2015
17-12-2015










Propriedades e utilizações: O chuchu é um fruto de fácil digestão, rico em fibras e constitui uma ótima fonte de potássio e de vitaminas A, B1 e C. Contém muita água, sendo um alimento com baixo teor de calorias o que o torna um excelente diurético. É, ainda, indicado  como auxiliar no controlo da hipertensão, problemas renais e urinários.
12-01-2013
18-12-2015
10-11-2015
Os frutos consomem-se cozidos, fritos (cortados em fatias e passados por farinha e ovo) e refogados. Normalmente, podemos transformá-los em cremes, sopas, suflês, bolos ou saladas frias. Para consumo como refogado ou salada, devemos escolher os frutos mais novos e com casca brilhante.
Não devemos comer os chuchus crus, pois são duros para mastigar e quando os cortamos e/ou descascamos libertam uma substância viscosa. Podemos consumir as folhas tenras, os rebentos e as raízes da planta. Os rebentos refogados são mencionados como ricos em vitaminas B e C e sais minerais como cálcio, fósforo e ferro.
24-10-2014
22-11-2014
18-12-2015
02-12-2015












Cultivo: O chuchu deve ser cultivado em locais ensolarados. Aprecia solos ricos e frescos. Como devemos manter o solo sempre húmido a cobertura é importante. Devemos, ainda, evitar que o solo fique encharcado, pois a planta é muito sensível tanto ao excesso quanto à falta de água. É uma planta resistente a pragas e doenças. A sua propagação é feita através dos frutos inteiros, que se colocam em pequenas covas nos meses de janeiro e fevereiro, bastando deixar o rebento sobre a terra ou enterrá-lo parcialmente (pois enterrar totalmente o fruto aumenta a probabilidade do rebento apodrecer). 
Para a polinização das flores e formação dos frutos é necessária a presença de insetos polinizadores, principalmente abelhas.
22-11-2015
02-12-2015

Curiosidades: O chuchu é considerado uma hortaliça-fruto, ou seja, um vegetal da categoria dos frutos tal como o tomate (devido ao fato de suas sementes estarem dentro, resultado da fecundação do óvulo da flor, envolvidas pela parte comestível); Era bastante apreciado pelos Aztecas, devido ao seu sabor característico e suave, que permitia ser consumido ao longo de todo o ano; Foi registado pela primeira vez pelo botânico Patrick Browne em 1756; Segundo alguns historiadores, os chuchus já eram cultivados no Caribe na altura do descobrimento da América.

2 comentários:

  1. Ola
    Os chuchus depois de colhidos mantém-se durante todo o inverno como as batatas ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Os chuchus depois de colhidos mantêm-se em perfeitas condições durante alguns dias (no frigorífico mais dias), mas depois a sua consistência muda (murcham e ficam mais duros, alguns acabam por apodrecer e outros ganham um rebento)... por isso, achamos que não se mantêm durante todo o inverno como as batatas!
      Um abraço

      Eliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...