quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Falso Boldo

04-11-2015

Nome científico: Plectranthus barbatus
Sinonímias: Coleus barbatus, Plectranthus forskohlii
Nomes comuns: Falso-boldo, Boldo-da-terra, boldo-de-jardim, boldo-do-Brasil
Família: Lamiaceae (antiga Labiatae)
Origem: África

23-04-2015
23-06-2015
O falso-boldo é um subarbusto com um ciclo de vida perene. Pode atingir entre 1 a 2 metros de altura, é muito aromático e semi-suculento. Apresenta raízes tuberosas e talos eretos e felpudos. As suas folhas são aveludadas, opostas, ovaladas e com as bordas dentadas. As suas inflorescências crescem em rácemo apical e são compostas por várias flores de um forte azul-arroxeado.

26-10-2015
20-09-2015
Propriedades e utilizações: São-lhe atribuídas algumas propriedades medicinais, sendo conhecido como analgésico, estimulante da digestão, auxiliar no combate à azia e problemas de fígado. Aplicado externamente também pode ajudar a resolver problemas de reumatismo, a hidropsia e problemas de pele.
A infusão (ou maceração) deve ser feita com água fria ou morna na proporção de uma colher de sopa de folha fresca esmagada para cerca de 1 litro de água. Ou podemos, simplesmente, preparar um "chá frio", isto é mergulhar uma folha dentro de um copo de água.
Não é recomendado a grávidas e mulheres em período de lactação. Quando usado por longos períodos, pode causar irritação gástrica. 
Em alguns países as suas raízes são consumidas em pickles (acreditando-se que ajudam a fortalecer os músculos do coração). Esta planta é, ainda, conhecido como "papel higiénico" em algumas zonas, pois as suas folhas são usadas como tal.

Cultivo: Deve ser plantado ao sol, apesar de tolerar alguma sombra parcial. Prefere solos bem drenados. É uma planta bastante resistente, mas muito sensível às geadas. Multiplica-se por estaca ou divisão de touceiras.

26-10-2015
04-11-2015
26-10-2015

Curiosidades: Popularmente o falso-boldo é assim designado porque é confundido com a planta medicinal boldo-do-chile (Peumus boldus) com a qual partilha as propriedades medicinais; O chá das folhas também serve para curar a ressaca por excesso de bebida, sendo esta planta algo conhecida pelos boémios; É originário da Índia, mas muito cultivado no Brasil e daí o nome comum boldo-do-Brasil; O falso-boldo tornou-se uma planta medicinal muito famosa por volta de 1970 devido à descoberta do composto forskolin (forskolina ou forscolina) no extrato da planta.
10-11-2015
04-11-2015
10-11-2015

Sem comentários:

Enviar um comentário

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...